PortuguêsEnglishEspañolItaliano

Geraldo Augusto Fernandes – (Permanente)

Geraldo Augusto Fernandes – Dr./USP (2011)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3081836249489094
Linha de Pesquisa 2 – Literatura: Tradição e Inovação
E-mailgeraldoaugust@uol.com.br

Projeto 1: Estudo de poesia desde suas origens e sua evolução

Descrição:

O projeto pretende estudar os contextos e as produções literárias dos períodos em que determinada espécie de poesia se desenvolveu não somente em Portugal e no Brasil, mas também em outras literaturas, avaliando as poéticas e os estudos críticos que permearam essas espécies durante sua aparição e também as que se seguiram, priorizando o debate entre a tradição e a modernidade das formas poéticas e seus desdobramentos, assim como a abordagem comparativa dos procedimentos poéticos adotados e/ou das configurações líricas presentes. A pesquisa recai também sobre a criação poética, considerando suas relações sócio-históricas e simbólicas, mas, principalmente a forma e a imagística: subjetividade, recursos estéticos, hibridismo, gêneros, tessituras semânticas.

 

Projeto 2: Repertório Métrico do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, 1516.

Descrição:

O objeto da pesquisa é o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, mais especificamente, a forma composicional dos 880 poemas desenvolvidos pelos poetas palacianos no fim do século XV e início do XVI. Esses poemas foram divididos em seis grupos de formas estróficas: baladas, cantigas, esparsas, poemas de formas mistas, trovas e vilancetes. Apesar de “reeditarem” temas recorrentes do período medieval, o que se releva do compêndio de Garcia de Resende é a estrutura dos poemas.

O objetivo central desta pesquisa é complementar o estudo da estrutura formal dos poemas compilados por Garcia de Resende em seu Cancioneiro. No levantamento já empreendido, não foi levado em conta o sistema rimático presente nos estudos de Giuseppe Tavani em seu Repertorio metrico della lirica galego-portoghese para a lírica trovadoresca galego-portuguesa. Portanto, propõe-se como complemento da pesquisa a inclusão da tabulação do sistema de rimas usado pelos poetas palacianos. Completará esses estudos, o que não foi levado a cabo por Tavani, a questão sobre espécies ou modalidades de poemas desenvolvidos pelos poetas, tais como anagramas, acrósticos, labirintos etc.

Ao se estudar a criação poética dos poetas palacianos quanto à sua estrutura, e como esta se serviu de elementos tradicionais, quanto ao tema, puderam os poetas inovar, mesmo que calcados na tradição. Uma vez que não existem poéticas sobre os meios de poetar daquele período, pretende-se sistematizar, através de um “repertório métrico”, todos os 880 poemas do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, com a finalidade de revelar e analisar o modo composicional característico dos poetas palacianos portugueses, de 1449 a 1516. Os poemas serão tabulados quanto à métrica, ao gênero, ao idioma, aos pés quebrados, ao sistema rimático, além das modalidades ou espécies de poemas. O resultado dessa pesquisa deverá contribuir para a formulação de uma poética implícita própria da poesia palaciana.