Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañolItaliano

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada

Área do conteúdo

Yuri Brunello – (Permanente)

Yuri Brunello – Dr./Università La Sapienza de Roma (2012)
Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322234923134629
Linha de Pesquisa 1 – Literatura/s, Linguagens e Outras Poéticas
Linha de Pesquisa 2 – Literatura: Tradição e Inovação
E-mail: ybrunelloomatic@gmail.com

Projeto: Para além da identidade cultural: formas literárias e processos de “des-identificação”

Descrição: O projeto de pesquisa Para além da identidade cultural: formas literárias e processos de des-identificaçãovisa analisar as estratégias que na literatura ocidental moderna levam os escritos de autores como Dante Alighieri (na Idade Media), Ludovico Ariosto (no Renascimento), Miguel de Cervantes, William Shakespeare (no período Maneirista) ou Giovan Battista Marino, Francisco Quevedo e Gregório de Mattos (durante o Barroco) a escapar dos dispositivos identitários impostos pelas culturas hegemônicas. Na literatura contemporânea a negação das condições de possibilidade do Discurso do Poder é levada a cabo por textos de autores como David Foster Wallace, Roberto Bolaño, Orhan Pamuk e Wladimr Kaminer. O objetivo do trabalho é estudar por meio de quais subversões textuais, através de quais rupturas a literatura pode questionar a ordem epistemológica que organiza discursivamente uma civilização. A fundamentação crítico-teórica do presente projeto inclui filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Christine Buci-Glucksmann, René Girard, Manuele Gragnolati, Olivier Morel, Robert Pogue Harrison, Quentin Meillassoux, Slavoj Zizek, Gilles Deleuze, Jacqueline Rose e outros.

Projeto: A “Nova Grécia”: o Brasil e a Itália da Modernidade

Descrição: Neste projeto, que ganhou o auxilio do Cnpq/MCTI através da Chamada universal nº1/2016, o Grupo de Pesquisa pretende analisar e desenvolver uma exegese da produção poética do barroco brasileiro, especificando as relações intertextuais e interdiscursivas existentes com a tradição literária do barroco italiano. O nosso ponto de observação será a Itália moderna, definida por Manuel Botelho de Oliveira como a “nova Grécia”, cânone dominante da modernidade cultural europeia.

Grupo de estudos: O Grupo Investigações Literárias se reune mensalmente para debater novidades bibliográficas, tanto nacionais quanto internacionais. O objetivo é acompanhar e debater a produção crítico-literária contemporânea, formulando propostas, ensaios, artigos e projetos acadêmicos. Dia e horário: terças, das 11:30 às 13:00. Local: Casa de Cultura Italiana.

Acessar Ir para o topo