I Jornada de Literatura Infantil e Juvenil

Data de publicação: 25 de abril de 2019. Categoria: Divulgação, Eventos, Notícias
Cartaz da I Jornada de Literatura Infantil e Juvenil

O Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Ceará, convida toda comunidade acadêmica para participar da I Jornada de Literatura Infantil e Juvenil, nos dias 29 e 30 de abril de 2019. Teremos conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, comunicações orais e lançamentos.

Programação completa e demais informações em: https://www.jornadadeliteraturainfantilejuvenil.com/
A I Jornada de Literatura Infantil e Juvenil será um dos eventos comemorativos aos 30 anos do PPGLetras. Sabemos que a Literatura Infantil começou a ser pensada em fins dos anos 70, sob um viés mais crítico e teórico no que se refere à teoria da literatura, contribuindo, desta forma, para que a pecha de “literatura menor”, uma vez que os aspectos pedagógicos e didáticos eram priorizados no texto, fosse aos poucos desconstruída.

O estudo de tais questões, não elimina o diálogo acerca da educação e do ensino no que tange ao texto literário infantil e juvenil, mas traz um novo olhar sobre essa produção contemporânea.

Nesse sentido, os estudos e pesquisas acerca dessas temáticas não encerram as dúvidas que, por sua vez, se multiplicam: como pensar o adulto que escreve enquanto a criança lê? Infância ou infâncias? O texto literário deve ou não apresentar censura no que diz respeito aos temas tabus na literatura infantil e juvenil e de que maneira?

Por fim, este evento tem a proposta de pensar a tensão entre tradição e inovação no texto literário para crianças e jovens, numa perspectiva interdisciplinar e comparatista, que viabiliza uma conversa com áreas como: a Educação, a Psicologia e a Sociologia. Para tanto, é necessário revisitar os trabalhos pioneiros da maior relevância de autores, dentre os quais se encontram: Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Eliana Yunes, Lígia Cademartoni e Edmir Perrotti e Peter Hunt.