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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada

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Perguntas Frequentes

1) Como faço para me matricular em disciplinas pelo PPGLetras?

– No período de matrícula, o aluno deverá entrar no SIGAA e realizar a inclusão das disciplinas. E, após a homologação do orientador, o aluno é efetivamente matriculado. É um processo totalmente on-line.

 

2) Após o período de matrícula, é possível incluir/excluir algum componente?

– Sim. No período de ajuste de matrícula é possível fazer a inclusão/exclusão de componentes.

 

3) Posso não realizar a matrícula em algum semestre?

– Não. O aluno sempre tem que manter o vínculo com o Programa, mesmo que seja em um componente de um crédito.

 

4) Como saber as datas de matrícula e ajuste?

– As datas estão disponíveis no Calendário Universitário (www.ufc.br).

 

5) O aluno pode ter quantas reprovações?

– Apenas uma. Na segunda reprovação, a matrícula será automaticamente cancelada. Em relação ao exame de defesa, não pode ocorrer reprovação. Caso seja bolsista, o aluno não poderá ter nenhuma reprovação.

 

6) O aluno bolsista pode reprovar em algum componente?

– Não. Caso isso ocorra, a bolsa do aluno será cancelada pelo Programa e a agência de fomento poderá solicitar a restituição dos valores pagos ao bolsista.

 

7) Como ocorre a distribuição de bolsas de estudo pelo Programa?

– Sobre bolsas de estudo, o aluno deverá participar de um edital específico para tal fim. O edital é lançado no início do primeiro semestre do ano e apresenta entre outros critérios de seleção: a classificação do aluno no curso, o início do aluno no curso e critérios sociais. Com essas e outras informações, a partir de uma fórmula matemática, a coordenação selecionará a ordem da prioridade das bolsas quando surgirem. O Edital tem validade de aproximadamente de um ano. Esse Edital é necessário, mesmo não tendo garantia de bolsa, pois, quando elas são liberadas, temos que dar uma rápida resposta para as agências de fomento, sob pena de perdermos as bolsas.

 

8) Qual é o tempo máximo de permanência no mestrado/doutorado?

– Mestrado: 24 meses.

– Doutorado: 48 meses.

 

9) O que devo fazer para que a opção de defesa fique habilitada para mim no SIGAA?

– Ter concluído todos os componentes obrigatórios no sistema e ter pelo menos 24 créditos no total para o mestrado e 48 créditos para o doutorado.

 

10) Quais os componentes obrigatórios para o mestrado?

– Estágio de Docência I  – 4 créditos – (pode ser feito em qualquer semestre, porém, como é um componente que depende do orientador, dificilmente é ofertada para alunos no primeiro semestre);

 

– Métodos de Investigação Literária – 4 créditos – (disciplina que deve ser cursada até o segundo semestre). Obrigatória por exigência do Regimento Interno do PPGLetras;

 

– Pesquisa Orientada I – 2 créditos – (o ideal é que seja realizada antes da qualificação ou, na pior das hipóteses, no mesmo semestre. Jamais deve ser realizada após a qualificação, já que ela é uma disciplina que prepara o aluno para qualificar o trabalho. É obrigatória por exigência do Regimento Interno do PPGLetras);

 

– Qualificação  – 1 crédito – (até 60 dias após início do quarto semestre). Apesar do prazo de até 60 dias após o início do quarto semestre, recomendamos que seja realizada até o terceiro semestre, pois, se for realizada no quarto semestre, restará pouco tempo disponível para que o aluno prepare o trabalho para a defesa;

 

– Proficiência – 1 crédito –  (o aluno deverá entrar em contato com as Casas de Cultura da UFC – http://www.ufc.br/contatos/690-casas-de-cultura-estrangeira ou com uma outra instituição que aplique o exame de proficiência – para se informar sobre o período de aplicação dos exames, e quando realizar a prova, basta apresentar o certificado/declaração de aprovação no PPGLetras. Além disso, caso já tenha algum certificado de proficiência de até dois anos poderá enviar para o e-mail do Programa a fim de que a Coordenação avalie e aceite ou não o documento);

 

– Dissertação (atividade de 06 créditos que só abrirá no SIGAA quando o aluno tiver feito todas as disciplinas obrigatórias e cursado no mínimo 24 créditos, ou seja, disciplinas obrigatórias + outras disciplinas=igual ou maior que 24 créditos — matrícula em dissertação liberada).

 

 11) Quais os componentes obrigatórios para o doutorado?

– Estágio de Docência II e III – cada uma vale 4 créditos – (podem ser feitos em qualquer semestre, porém, como são componentes que dependem do orientador, dificilmente serão ofertadas para alunos no primeiro semestre);

 

– Pesquisa Orientada II – 2 créditos – (no mesmo semestre ou no semestre anterior à qualificação. É obrigatória por exigência do Regimento Interno do PPGLetras);

 

– Qualificação – 1 crédito – (até 60 dias após início do sexto semestre, porém recomendamos que seja realizada até o quinto semestre, pois, se for realizada no sexto semestre, restará pouco tempo disponível para que o aluno prepare o trabalho para a defesa).

 

– Proficiência (tem que ser diferente daquela do mestrado) – 1 crédito – (o aluno deverá entrar em contato com as Casas de Cultura da UFC – http://www.ufc.br/contatos/690-casas-de-cultura-estrangeira ou com uma outra instituição que aplique o exame de proficiência – para se informar sobre o período de aplicação dos exames, e quando realizar a prova, basta apresentar o certificado/declaração de aprovação no PPGLetras. Além disso, caso já tenha algum certificado de proficiência de até dois anos poderá enviar para o e-mail do Programa a fim de que a Coordenação avalie e aceite ou não o documento).

 

– Tese (atividade de 12 créditos que só abrirá no SIGAA quando o aluno tiver feito todas as disciplinas obrigatórias e cursado no mínimo 48 créditos, ou seja, disciplinas obrigatórias + outras disciplinas— igual ou maior que 48 créditos = matrícula em tese liberada).

 

12) Qual é o período máximo de qualificação para o mestrado/doutorado?

– Mestrado: até dois meses após o início do quarto semestre (recomendamos, porém, que seja realizada até o terceiro semestre).

– Doutorado: até dois meses após o início do sexto semestre (recomendamos, porém, que seja realizada até o quinto semestre).

 

13) Como devo fazer para agendar a qualificação?

– Enviar para o e-mail do PPGLetras (ppgletrasufc@gmail.com) o formulário de solicitação de qualificação (https://ppgletras.ufc.br/pt/apresentacao-do-programa/formularios/) e o trabalho em PDF com antecedência de 30 dias da data da qualificação.

 

14) Qual é a composição mínima da banca de qualificação?

– Orientador mais dois avaliadores doutores.

 

15) Caso não consiga qualificar dentro do prazo é possível solicitar a prorrogação de qualificação?

– Sim, é possível. O aluno deverá enviar o formulário de prorrogação de qualificação (solicitar o formulário para a secretaria). O documento é composto por um requerimento e um cronograma e deverá ser assinado pelo aluno e pelo orientador. É importante ressaltar que, se o aluno alegar problemas de saúde, deverá anexar também os comprovantes médicos.

 

16) Como devo fazer para agendar a defesa?

– Enviar para o e-mail do PPGLetras (ppgletrasufc@gmail.com) o formulário de solicitação de defesa (https://ppgletras.ufc.br/pt/apresentacao-do-programa/formularios/) e o trabalho em PDF com antecedência de 30 dias da data da defesa.

 

17) Qual é a composição mínima da banca de defesa?

– Mestrado: orientador mais dois avaliadores doutores (sendo pelo menos um externo ao PPGLetras). Além disso, indicar os dois avaliadores suplentes (um interno e um externo ou os dois externos ao PPGLetras).

– Doutorado: orientador mais quatro avaliadores doutores (sendo pelo menos dois externos ao PPGLetras). Além disso, indicar os dois avaliadores suplentes (um interno e um externo ou os dois externos ao PPGLetras).

 

18) Caso o aluno faça alguma disciplina de mestrado/doutorado em uma outra instituição, é possível aproveitar os créditos do componente cursado?

– Sim. O aluno deverá enviar para o ppgletrasufc@gmail.com um requerimento solicitando o aproveitamento dos créditos, o histórico/declaração da instituição em que realizou a disciplina e a ementa do componente. Poderão ser aproveitados até 8 créditos para o mestrado e até 16 para o doutorado. Um comissão será formada para avaliar a solicitação.

 

19) Os alunos do doutorado poderão aproveitar quantos créditos das disciplinas cursadas no mestrado?

– Os alunos de doutorado poderão aproveitar até 24 créditos em disciplinas do mestrado. Para isso, todo ano é formada uma comissão. A comissão se reúne e, baseando-se no requerimento e nas ementas das disciplinas cursadas por vocês no mestrado, determina quantos créditos deverão ser aproveitados. Para os que fizeram o mestrado no PPGLetras, obviamente, nós temos as ementas, ou seja, não precisam apresentá-las.

 

20) Como fazer para ser aluno especial do PPGLetras?

É importante informar que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC considera o aluno especial em duas situações:

1. Aluno de mestrado e doutorado de uma pós-graduação em outra instituição;
2. Aluno da graduação da UFC em final de curso.

Ou seja, nas duas situações é preciso o vínculo como aluno.

Caso se enquadre em uma das duas situações acima, enviar a seguinte documentação e o ppgletrasufc@gmail.com em uma data próxima do início das matrículas:
– Requerimento (você deverá redigir esse documento para o coordenador do PPGLetras. O documento deverá conter as especificações do seu curso atual, a instituição, a disciplina que pretende cursar no PPGLetras, a sua assinatura e a data);

– Identidade (ou documento com foto) e CPF;

– Histórico do seu curso atual;

– Lattes atualizado.

Obs: Caso queira ser apenas “aluno ouvinte”, basta  pedir autorização diretamente com o professor que ofertará a disciplina. Mas esclareço que essa “modalidade” não gera nenhuma espécie vínculo com o Programa.

 

21) Como tenho acesso ao Regimento Interno do Programa e a outros documentos importantes?

– Basta acessar o seguinte link: https://ppgletras.ufc.br/pt/apresentacao-do-programa/regimento-normas-gerais-e-resolucoes/

 

22) Como faço para tirar dúvidas sobre outros assuntos referentes ao Programa?

– É só enviar um e-mail para o ppgletrasufc@gmail.com .

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