⇔ Linhas de Pesquisa
ÁREA de CONCENTRAÇÃO: Literatura Comparada
Linha 1 – Literatura/s, Linguagens e Outras Poéticas
EMENTA:
A linha Literatura/s, linguagens e outras poéticas pretende abordar tópicos relacionados à literatura e a outras linguagens. As pesquisas produzidas dentro dessa vertente pretendem colocar em diálogo diferentes campos de estudo. Tal olhar fronteiriço diz respeito tanto aos objetos pesquisados quanto às metodologias utilizadas. As pesquisas concentram-se em autores e em fenômenos literários canônicos, assim como em personalidades artísticas e experiências estéticas externas ao cânone ocidental. O foco dos estudos realizados abrange áreas como – entre outras – cinema, teatro, musica popular, zooliteratura, ensino de literatura infantil. No que diz respeito às metodologias, a análise literária poderá contar com o recurso de disciplinas tais quais a semiótica, a análise do discurso, os estudos da tradução, os estudos culturais, os estudos pós-coloniais, os media studies, a desconstrução, a ecocrítica, abrangendo também noções tais quais antropoceno, distopia e “pós-verdade”.
DOCENTES:
Ana Maria César Pompeu
Márcio Ferreira Rodrigues Pereira
Maria Aurinívea Sousa de Assis
Linha 2 – Literatura: Tradição e Inovação
EMENTA:
A linha Literatura: tradição e inovação estuda as obras das literaturas de línguas modernas, em perspectiva comparativo-crítica, compreendendo os campos interdisciplinares das literaturas entre si, da literatura e outras artes, bem como da literatura e outros saberes, incluindo o ensino de literatura. O foco de interesse desta linha de pesquisa reside nas releituras e relações interdiscursivas dos textos literários, considerando o jogo escritural entre a tradição e a inovação, contemplando também a própria escrita criativa.
DOCENTES:
Ana Márcia Alves Siqueira
Linha 3 – Literatura. Mito. Outros Saberes
EMENTA:
A linha Literatura. Mito. Outros saberes volta-se ao diálogo da literatura com o mito, a atualidade deste em função daquela, numa articulação interdisciplinar com outros campos do saber, tais como poéticas da voz ou da oralidade, escritura e oratura, ciências sociais, educação e ensino, psicanálise, filosofia e performance. Interessa-nos pensar a hermenêutica do texto e da voz, a conexão, sem hierarquias e predileções, entre sistemas canônicos e não canônicos, as relações entre texto e corporeidade e a reconfiguração do mito na tradição e na modernidade.
DOCENTES:
Ana Maria César Pompeu
Claudicélio Rodrigues da Silva
Joseane Mara Prezotto (Colaborador/PNPD)