Palestra da doutoranda Thais Loiola: poesia insubmissa brasileira no Instituto Federal do Ceará de Umirim

Data de publicação: 5 de novembro de 2019. Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Eventos, Notícias

No dia 13 de novembro de 2019, às 14 horas, a doutoranda do PPGLetras/UFC e professora do IFCE Thais Loiola ministrará a palestra “Poesia insubmissa brasileira: a literatura como instrumento de libertação” no Instituto Federal, campus de Umirim. Graduada em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal do Ceará, Thais Loiola é mestra e doutoranda em Literatura Comparada pela referida Universidade. Foi professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, da Universidade Aberta do Brasil, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e, atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Ceará, lecionando no Curso de Graduação em Letras do campus Umirim. Integra o grupo de pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural (UFC), cadastrado no CNPq, e coordena o grupo de pesquisa em Literatura, Residualidade e Transdisciplinaridade (IFCE). Participa do Grupo Ceará em Letras, que publica anualmente artigos acerca de obras de autores cearenses. Tendo iniciado seu trabalho com a poesia falada em 2009, quando passou a integrar o grupo Verso de Boca (UFC), prossegue atuando como intérprete de poemas e propagadora da arte da poesia falada, por meio de apresentações artísticas, palestras, cursos e criação de novos grupos de performance poética.