Nesta semana, de 9 a 11 de novembro: XIX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários; veja a Programação

Data de publicação: 6 de novembro de 2022. Categoria: Divulgação, Eventos, Notícias

Para mais informações sobre o XIX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários – “Utopias e Distopias: estética, política e sociedade”, visite o site do evento: https://interdisciplinaruf.wixsite.com/xix-encontro-interdi

Dia 9 de novembro

Manhã
9h30 – Abertura – Coordenação e Representação Discente (PPGLetras)

10h – Conferência – Isaías, Policarpo e a questão nacional em Lima Barreto
Profa. Dra. Irenísia Torres de Oliveira (Departamento de Literatura/PPGH-UFC)
Mediação: Kessya Steicy Batista Silva (PPGLetras-UFC)

Locais: Departamento de Literatura (Prédio Carolina Maria de Jesus)

16h – Mesa 1 – Para onde vai o ensino de literatura? O ensino da Literatura na Educação Básica: retrocessos e desafios no período pós-pandemia – Profa. Msa. Ana Maria Azevedo de Oliveira (SEDUC/UECE)
Descompassos da educação literária entre o ensino básico e o ensino superior – Profa. Dra. Mary Nascimento da Silva Leitão (UECE)
Mediação: Luiza Janaína Leandro dos Santos (UFC)
Local: Auditório Rachel de Queiroz (CH2)

17h30 – Conversas com Rachel – Lançamento do Livro Rachel, Rachéis: travessia entre saberes (Imprensa Universitária da UFC, 2022; Coleção Estudos Geográficos), com os autores e distribuição de livros
+ Lançamento do livro Territórios da Memória: Poço da Draga, de Ivoneide Gois
Profa. Dra. Cristina Maria da Silva – (Departamento de Ciências Sociais/PPGLetras-UFC)
Prof. Dr. Tiago Vieira Cavalcante – (Departamento de Geografia/PPgGEO-UFC)
Arquiteta e pesquisadora Tinally Carneiro Batista (Rastros/Urbanos-UFC)
Local: Saguão do Departamento de Literatura (Prédio Carolina Maria de Jesus, CH1)

19h – Minicurso 1 – O ensino de literatura com o protagonismo do leitor
Professores: Luíza Janaína Leandro dos Santos; Simone Lopes de Almeida Nunes; Gracielly Dias de Moura; Kleber Bezerra Rocha (PPGLetras-UFC)
Local: Sala 1 do Departamento de Literatura (Prédio Carolina Maria de Jesus, Piso Inferior)

​​19h – Minicurso 2 – Mário Gomes: a literatura e a marginalidade
Prof. Adriano Souto de Albuquerque (PPGLetras/SEDUC)
Local: Sala 2 do Departamento de Literatura (Prédio Carolina Maria de Jesus, Piso Inferior)

Dia 10 de novembro

Manhã

​8h30 – Conferência 2 – Práticas discursivas de F̶a̶k̶e̶ ̶N̶e̶w̶s̶  e Desinformação
Prof. Dr. Júlio Araújo (Departamento de Letras Vernáculas/PPGL-UFC)
Mediação: Iariny Carvalho (PPGLetras-UFC)
Local: Auditório Rachel de Queiroz (CH2)

10h30 – Mesa 2 – Vozes do passado, vozes do presente: três dimensões sobre o dilema brasileiro
“É triste a condição do pobre na terra”: a luta de classes na obra de Carolina Maria de Jesus – Prof. Ms. Emanuel Régis Gomes Gonçalves (PPGLetras-UFC)
O mistério negro antigenocida de Abdias Nascimento: considerações sobre o Teatro Experimental do Negro e o drama Sortilégio – Profa. Msa. Karina de Morais e Silva (PPGLetrasUFC)
A sátira e candimba de Luiz Gama – Prof. Dr. Marcelo Magalhães (Departamento de LiteraturaUFC)
Mediação: Prof. Ms. Emanuel Régis Gomes Gonçalves

​​16h – Mesa 3 – Universos Utópicos e Distópicos da Cultura Pop
Prof. Ms. Glaudiney Moreira Mendonça Junior (PPGLetras-UFC/UFC Virtual)
Profa. Msa. Danielle Motta Araújo (PPGLetras-UFC/SME-Fortaleza)

18h – Apresentação Cultural – A escolha de Páris
Grupo Paideia
Local: Sala Capitu (Departamento de Literatura)

19h – Minicurso 1 – O ensino de literatura com o protagonismo do leitor
Local: Sala 1 do Departamento de Literatura (Prédio Carolina Maria de Jesus)

Dia 11 de novembro

Manhã

​8h30 – Conferência 3 – A escrita de Franz Kafka num mundo cada dia mais estreito: misantropia, utopia, distopia?
Prof. Dr. Tito Lívio Cruz Romão (Departamento de Letras Estrangeiras/PPGLetras-UFC)
Mediação: Fabiano de Cássio Borges Gois (PPGLetras-UFC/IFCE)
Local: Sala Interarte (CH1)

10h30 – Mesa 4 – Utopias e distopias no mundo antigo