Mesa ‘Porto Leó’: dia 23/03, quinta-feira, no Auditório José Albano
Data da publicação: 16 de março de 2023 Categoria: Divulgação, Eventos, NotíciasLeonilson, artista visual nascido no Ceará e radicado em São Paulo, mas com corpo e alma mundivagantes, é porto. Dele chegam e partes imagens e palavras em formatos multiplicados pelo tamanho da sua sensibilidade e de seu choque com um mundo de fronteiras e muros no qual seu país, recém saído de uma ditadura, tenta se reconstruir.
Em suas rápidas três décadas e meia de vida, uma produção de quase 4 mil trabalhos incluindo bordados, pinturas e manuscritos visuais e até orais constroem uma poética em constante expansão. Como a literatura se encontra e desencontra nessa miríade? O que esse expoente da chamada “Geração 80” das artes visuais brasileiras segue a dizer trinta anos após o fim de sua luta contra as complicações decorrentes da aids? Como o fio entre linguagens tecido por ele nos ajuda a bordar o mundo contemporâneo?
O professor Gustavo Silveira Ribeiro (UFMG) e a professora Tércia Montenegro (UFC) debatem essas e outras ideias em mesa que abre o semestre da graduação e do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. A mediação é de Lúcio Flávio Gondim, recém-doutor pelo PPGLetras-UFC.
Mais informações pelo perfil Leonilson Expandido, no Instagram: https://www.instagram.com/leonilsonexpandido/