Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano

Participação do Pós-doutorando do PPGLetras, Charles Ribeiro Pinheiro, no PodCast A voz da História

Data da publicação: 23 de setembro de 2024 Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, PPGLetras na comunidade
CHARLES RIBEIRO revela RODOLFO TEÓFILO: Um Homem de Ciência e Letras
Neste episódio do Podcast A Voz da História, recebemos o Professor Charles Ribeiro Pinheiro para conversar sobre o grande Rodolfo Teófilo, o escritor que revelou a alma, as lutas e as dores do povo cearense do seu tempo. Descubra através do nosso convidado as múltiplas facetas desse grande visionário. Uma vida dedicada à saúde pública e às letras.
Link do episódio no Youtube:
Link do episódio no SpotiFy:
Rodolpho Theóphilo foi trazido por seus pais para Fortaleza, um mês e meio após o seu nascimento em Salvador. Anos depois, quando alguns insistiam em destacar sua origem baiana, o escritor respondia: “Sou cearense, porque quero”. Mais tarde, em trecho do seu livro, Coberta de Tacos, de 1931, ele escreveria: “Nasci baiano por um acidente; mas de coração sou todo cearense, como nenhum será mais do que eu”.

Assista ao episódio completo sobre Rodolfo Teófilo, um Homem de Ciência e Letras, e descubra através do nosso convidado as múltiplas facetas desse grande visionário. Uma vida dedicada à saúde pública e à literatura.

Programa disponível nos canais do YouTube e Spotify do projeto A Voz da História, um canal que resgata a história do Ceará e de Fortaleza, de uma forma leve e descontraída.

O podcast é semanal e temático. A pesquisadora Isabel Pires recebe convidados apaixonados pela história, que possuem um profundo conhecimento sobre a história do Ceará e de Fortaleza, para ouvir as suas narrativas envolventes sobre temas históricos relevantes.