Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano

Organização e edição de tradução inédita

Data da publicação: 30 de setembro de 2024 Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Publicações, Sem categoria
Léo Prudêncio, doutorando do PPG-Letras e orientando do prof. Dr. Júlio César Bastoni, organizou e editou uma tradução inédita feita por Pe. Osvaldo Chaves. O manuscrito estava perdido há pelo menos trinta e cinco anos, tendo sido localizado por Léo, que também assina o ensaio “Osvaldo Chaves: Tradutor de Homero”, que dá título ao livro que será publicado em outubro.
Trecho do livro
“Guardadas em uma caixa de papelão, dentro de uma pasta colegial transparente, localizamos quatro cópias de um manuscrito com o título em caixa alta: Uma chave para a Ilíada: análise filológica da rapsódia I, seguido pelo local e data: Sobral – 1989. Trata-se de um longo texto, com cem folhas enumeradas, lacrado por um barbante em formato de cruz.”
“A descoberta de Léo Prudêncio dá plenitude à intelectualidade do Pe. Osvaldo que todos os que com ele convivemos sabemos e nos dá a esperança de quando houver a catalogação definitiva de sua biblioteca outras preciosidades virem à tona.”
José Luís Lira
“Ano passado foi o centenário de nascimento de Pe. Osvaldo e recebi com muita alegria, por meio do Prof. Dr. José Luís Lira, diretor do Museu Diocesano Dom José, a notícia do encontro dessa tradução de Homero feita por ele e considero essa publicação a coroação das celebrações de que este grande sacerdote e intelectual, poeta e educador, é merecedor.”
José Luiz Gomes de Vasconcelos