5 de setembro de 2019 às 14h: Prof. Fabio Durão ministrará a conferência inaugural do semestre 2019.2 do PPGLetras

Data de publicação: 28 de agosto de 2019. Categoria: Divulgação, Eventos, Notícias

Fabio Akcelrud Durão, professor de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas, ministrará no dia 5 de setembro às 14 horas na Sala Capitu do PPGLetras a aula inaugural do semestre 2019.2 do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. A conferência terá como titulo “Refletindo sobre a metodologia de pesquisa em literatura”. No dia seguinte, 6 de setembro de 2019, Fabio Akcelrud Durão participará da Jornada “Do texto à obra”, inspirada ao título do seu mais recente volume. A jornada terá a participação, em mesas redondas, de docentes da UFC e de outras IES brasileiras.

Fabio Akcelrud Durão é professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Formou-se magna cum laude em Português/Inglês pela UFRJ, e obteve o mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP. Seu doutorado foi feito na Duke University, onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson. É autor de “O que é crítica literária?” (Parábola/Nankin, 2016), “Essays Brazilian” (Global South Press, 2016), “Fragmentos Reunidos” (Nankin, 2015), “Modernism and Coherence” (Peter Lang, 2008) e “Teoria (literária) americana” (Autores Associados, 2011). Coeditou, entre outros, “Modernism Group Dynamics: The Politics and Poetics of Friendship” (Cambridge Scholars Publishing, 2008); e organizou “Culture Industry Today” (Cambridge Scholars Publishing, 2010). Editor Associado da revista “Alea”, publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em periódicos como “Critique”, “Cultural Critique”, “Luso-Brazilian Review”, “Parallax”, “The Brooklyn Rail” e “Wasafiri”. Seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa e a teoria crítica brasileira. De 2014 a 2016 foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).