Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada

Área do conteúdo

AFROLIC – Simpósio Temático: Literatura e Outras Poéticas: a escrita literária de mulheres africanas e afro-brasileiras em perspectivas decoloniais e contracoloniais

Data da publicação: 10 de fevereiro de 2025 Categoria: Divulgação, Docentes, Eventos, Sem categoria

A Associação de Estudos Literários e Africanos (AFROLIC) divulga a abertura de inscrições para submissões de comunicações em seus simpósios até o dia 30/03/2025.
Este ano, a professora do PPGLetras Cristina Maria da Silva, ao lado da professora Luciana Brandão Leal da UFV, coordenará o Simpósio Temático 14, intitulado:   Literatura e Outras Poéticas: a escrita literária de mulheres africanas e afro-brasileiras em perspectivas decoloniais e contracoloniais.

O evento, que reunirá o IX Congresso de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e o I Encontro Nacional da AFROLIC, ocorrerá de 04 a 06 de junho, na cidade de São Luís – MA, e serão sediados na Faculdade de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico.

As inscrições seguem até 30 de março do corrente do ano. Aos interessados, mais informações se encontram no perfil oficial da associação (@afrolic_2025)!

 

Síntese do Simpósio:

Este simpósio acolherá trabalhos sobre a escrita ficcional e poética de africanas dos países de língua portuguesa e afro-diaspóricas. Pretendemos discutir múltiplas feições literárias dessas escritoras, visando-se divulgar e ampliar o conhecimento sobre diversas obras. A exclusão das mulheres se repete em todos os sistemas literários, havendo predominância de vozes masculinas nas suas produções, uma vez que os textos também são produtos simbólicos e, funcionando como “documentos do imaginário” (le Goff apud MATA; PADILHA, 2018, p. 13), “submetem-se aos mesmos aparatos de dominação impostos pelas ideologias hegemónicas” (MATA; PADILHA, 2018, p. 13).

Na presente proposta, de caráter comparativo, receberemos propostas que recuperem “espaços da recordação”, (ASSMANN, 2011), por meio da escrita, a partir das ruínas das cidades em narrativas literárias africanas e afro-brasileiras. As mulheres, como contadoras de histórias, carregam em suas narrativas as ruínas da memória, os “vestígios” (SHARPE, 2023) de suas existências e ancestralidades e a os desgastes dos modelos civilizatórios e a reconstituição da subjetividade apesar das guerras, conflitos sociais e traumas das sociedades narradas.

Acolheremos reflexões que evidenciem movimentos emancipatórios protagonizados por mulheres contra diversos mecanismos de opressão. Os estudos de textos literários tanto na poesia quanto na prosa contribuem para denunciar, desconstruir e reconfigurar o lugar subalterno imposto a essas mulheres, sobretudo quando se trata de vozes de países que foram colonizados, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e, claro, no Brasil, configurando-se como múltiplos empenhos contracoloniais.

Feições da produção literária feminina reinventam, portanto, o espaço real e subjetivo dessas mulheres, além de registrarem percepções e reinvenções sobre esses espaços. Tanto o espaço geográfico, o do corpo feminino e o discurso são revisitados pelas palavras, com gestos próprios de poesia, imagens, ritos, passagens, paisagens e mitos que evocam memórias de seus países e possibilitam diálogos e rupturas.

Palavras-chave: Escrita Literária de Mulheres, Literatura africana, Literatura afro-brasileira, Memórias.

Informações: Profa. Cristina Maria da Silva.

https://doity.com.br/ix-p-i-afrolic

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo