Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada

Área do conteúdo

HGP7411-Teoria do Texto Teatral

Ementa: Descrição e interpretação dos textos teatrais antigos, modernos e contemporâneos em sua diversidade; leitura e estudo de peças teatrais; reflexão sobre as grandes questões relativas à criação e à recepção da obra teatral; estudo do teatro do texto à encenação; teatralidade da linguagem dramática; estudo do espaço, do tempo e da personagem etc.

Referências:

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo, Cosac & Naify, 2001. LEHMANN, Hans-Ties. O teatro pós-dramático. São Paulo. Cosacnaif: 2007. _________. Escritura política no texto teatral. São Paulo. Perspectiva: 2009. WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac Naify, 2010. RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot e outras encenações imaginárias: a rubrica como poética da cena. São Paulo: Hucitec/FAPESP, 1999. SARRAZAC, Jean Pierre. A reprise (resposta ao pós – dramático). Tradução de Humberto Giancristofaro. Questão de crítica: revista eletrônica de críticas e estudos teatrais, março de 2010. Disponível em: www.questaodecritica.com.br/2010/03/a-reprise-resposta-ao-pos-dramatico. ____ . O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Porto: Campo das Letras, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRECHT, Bertolt. Diários de Trabalho (1941-1947). São Paulo: Rocco. ____. Pequeño organón para el teatro”. Escritos sobre teatro, Vol. 3. Buenos Aires: Editorial Nueva Visión, 1976. Féral, Josette. Teatro, Teoría y Práctica: Más allá de las fronteras. Buenos Aires: Editorial Galerna, 2004. ____. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. IN: Sala Preta v. 8 (2008). GEBAUER, Günter, WULF, Christoph. Mimese na cultura. SP. Annablume: 2004. HUPPES, Ivete. Melodrama – o gênero e sua permanência. Cotia, Ateliê Cultural, 2000. Koudela, Ingrid. (org.) HEINER MÜLLER. O TEATRO DO ESPANTO S.P: Ed. Perspectiva, 2003. ____. TEATRO DE HEINER MÜLLER S.P: Hucitec, 1987. MOSTAÇO, Edélcio. (org) Sobre performatividade. Florianópolis. Letras Contemporâneas: 2009. PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas.Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008. PICCON-VALLIN, Béatrice. Organização de Fátima Saadi. A arte do teatro – entre tradição e vanguarda. Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de Janeiro, Teatro do Pequeno Gesto/ Letra e Imagem, 2006. RICOUER, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas. Papirus: 1991. SARRAZAC, Jean-Pierre (org.).Léxico do drama moderno e contemporâneo. Tradução André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012. TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas. UFF. Niterói: 2008.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo