Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano

Convite Exposição: As Linhas (In)ventadas da Memória

Data da publicação: 17 de outubro de 2024 Categoria: Divulgação, Docentes, PPGLetras na comunidade, Sem categoria

A professora do Programa de Pós-Graduação em Letras Cristina Maria e a pesquisadora Alana Brandão Moura convidam a todo(a)s para a exposição As Linhas (In)ventadas da Memória. O trabalho é fruto de uma parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos com o projeto Cidadania Ativa, do Trabalho Social com Pessoas Idosas do Serviço Social do Comércio- SESC em Fortaleza-Ceará.

A exposição conta com a arquitetura artística da arquiteta e professora Tinally Carneiro Batista.

A ação é fruto de uma formação da Prof. Dra. Cristina Maria para o voluntariado que atua em oito bairros de Fortaleza e região metropolitana, a saber: Bom Jardim, Papicu, Joaquim Távora, Henrique Jorge, Monte Castelo, Pici, Jurema e Parque Potira. Além disso, durante todo o ano, os alunos de extensão, bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Cultura e Pesquisadores de mestrado do Programa de Pós-graduação em letras, colaboraram com um grupo de estudos. Alana Brandão (@enlinhadobordados), com a sua experiência em bordado e ações sociais e a Prof. Cristina com seus estudos em fotografia e narrativas ofereceram uma oficina de bordado em fotografias para 50 pessoas provenientes desses bairros no SESC.

O trabalho expositivo reúne as experiências dessas atividades acadêmicas e práticas e está vinculado ao Projeto de Extensão Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais- PREX, coordenado pela Prof. Cristina há 8 anos e está vinculado ao trabalho do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação – PROEXT-PG – PPGLetras, também sob sua coordenação, intitulado: Literatura Comparada em Sociedade: impacto, inserção e inclusão social.

Os alunos da UFC Lucas Pinheiro (graduação em Ciências Sociais), Joice Gomes (Graduação em História), Layne Freitas (Graduação em Ciências Sociais) e Thaís Andrade, Denisvania Landim e Ianarah Braga do PPGLetras, colaboraram com as orientações e formações do grupo de estudos, com a criação e montagem da exposição.

No Sesc tivemos o apoio técnico e administrativo de Thaís Castro Monteiro, Supervisora de Programas, de Gabriele Brilhante e Claudeiza Coelho, assistentes sociais e todos os voluntários e voluntárias do Projeto Cidadania Ativa.

A exposição ficará em cartaz de 16 de outubro a 16 de novembro no Sesc Fortaleza na rua General Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro- na Sala Lírio no 1. Andar do Bloco de Atividades.