Curso: (Re)leituras à margem do cânone

Data de publicação: 17 de março de 2023. Categoria: Divulgação, Notícias

O PPGLetras divulga o curso (Re)leituras à margem do cânone.  O curso será organizado pela professora Fernanda Suely Muller (PPGLetras/UFC) e será ministrado por mestrandos do PPGLetras, orientandos da citada docente.

Curso:  (Re)leituras à margem do cânone

Público Alvo: Graduados e alunos regularmente inscritos em curso de nível de educação superior

Carga horária total: 26h/a

Modalidade: online (via Google Meet/ Google Sala de aula)
Inscrições: até 26 de março
Oferta do curso: segunda e quartas-feira, das 19h às 20h30
Início das aulas: 03/04/2023

Apresentação:

O curso (Re)leituras à margem do Cânone visa promover a reflexão de textos  que abrangem desde aspectos mais filosóficos concernentes ao possível diálogo entre mística e o artefato literário até questões que estão no cerne do debate contemporâneo inerentes às estéticas (pós) modernas no continente americano, por exemplo. Privilegiando temas caros à crítica coeva como identidade de gênero, raça e subjetividades narrativas, pretendemos – ainda que de maneira não exaustiva – discutir a possível formação de um arcabouço teórico crítico mínimo capaz de indicar as principais diretrizes dessas novas vertentes literárias. Ministrado por discentes regularmente matriculados no curso do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC como parte das atividades do estágio obrigatório de docência, esta ação de extensão almeja difundir e tornar mais acessível ao público universitário em geral alguns aspectos cruciais  que temos desenvolvido em nossas pesquisas e indicar ferramentas que sejam chaves de leitura para compreendermos melhor a literatura de nosso tempo.
Objetivo Geral:
O curso propõe leitura e análise das transformações na literatura hodierna, tomando como ponto de partida os efeitos do discurso identitário na construção estética das obras selecionadas. Os embates teóricos (literários e filosóficos), bem como conflitos sociais geradores das transformações sociais que se refletem no fazer literário serão nossos pontos de partida nessas oficinas introdutórias de relevante discussão de poéticas literárias contemporâneas.
Metodologia:
Exposição do conteúdo e análise de textos literários. Avaliação continuada, a partir da interação e discussão do tema com os participantes durante a aula.
Ementa:
A partir de uma breve introdução teórica, discutiremos textos da literatura que abordam questões concernente ao embate entre literatura e sociedade na (pós)modernidade, diálogos possíveis entre literatura e misticismo, questões identitárias na literatura afro-americana (pós)moderna e tropicalização e horror gótico na novíssima ficção latino-americana.
Programação:

Introdução – 2h/a

Literatura e sociedade na (pós)modernidade: aspetos teóricos -2h/a

Literatura e sociedade na (pós)modernidade: aspetos práticos -2h/a Literatura e sociedade na (pós)modernidade: estudo dirigido -2h/a

Diálogos possíveis entre literatura e misticismo: aspetos teóricos -2h/a

Diálogos possíveis entre literatura e misticismo: aspetos práticos -2h/a

Diálogos possíveis entre literatura e misticismo:: estudo dirigido -2h/a

Questões identitárias na literatura afro-americana (pós)moderna: aspetos teóricos -2h/a

Questões identitárias na literatura afro-americana (pós)moderna: aspetos práticos -2h/a

Questões identitárias na literatura afro-americana (pós)moderna: estudo dirigido -2h/a

Tropicalização e horror gótico na novíssima ficção latino-americana: aspetos teóricos -2h/a

Tropicalização e horror gótico na novíssima ficção latino-americana: aspetos práticos -2h/a