Edital 04/2023 – seleção de bolsistas – Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior 2023-2024 (PDSE-CAPES)

Data de publicação: 14 de novembro de 2023. Categoria: Divulgação, Notícias, Processos seletivos

O PPGLetras comunica a publicação do Edital 04/2023, para a seleção de bolsistas no âmbito do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior 2023-2024 (PDSE-CAPES).

Os requisitos e documentos para a inscrição podem ser encontrados no Edital (itens 3 e 5.4, especialmente). Além disso, é recomendável a leitura atenta do Edital CAPES n. 30/2023, que dispõe as normas gerais do PDSE. Recomenda-se numerar os documentos conforme o item 9.2.2 do Edital CAPES.

A primeira etapa, seleção interna pelo PPGLetras, será constituída pela verificação dos documentos e da habilitação dos candidatos para a participação no Programa. O critério de classificação dos candidatos, a ser realizada pela Comissão de Bolsas do PPGLetras, será a análise do Currículo Lattes, considerando os seguintes aspectos:

1) Produção bibliográfica: artigos qualificados, conforme Qualis 2020, ou seja, em revistas de A1 até B4, vinculadas a Programas de Pós-Graduação ou Associações Científicas, e capítulos de livros com ISBN e conselho editorial;
2) Livros autorais ou organizados, com ISBN e conselho editorial. Publicações de natureza artística serão avaliadas nos mesmos termos;
3) Apresentação de trabalhos em eventos internacionais (desde que a dimensão internacional seja explicitada no Currículo Lattes).

Anexar à inscrição a comprovação das publicações: a) primeira página do artigo e link para acesso, no caso de revistas digitais; b) primeira página do capítulo de livro, com a folha de rosto, ficha catalográfica e as informações sobre o conselho editorial; c) folha de rosto do livro autoral ou organizado, com ficha catalográfica e as informações sobre o conselho editorial; d) certificado ou declaração de apresentação de trabalho em evento internacional. Recomenda-se o envio destes documentos em arquivo único, nomeado como COMP_LATTES_NOMEDOCANDIDATO.

Cada item valerá um (1) ponto. O candidato com maior pontuação nessa etapa obterá a nota máxima (10); os demais obterão nota proporcional à maior, para efeito de classificação. Em caso de empate será considerada a maior média do histórico escolar do doutorado.

Eventuais casos de inconsistências no preenchimento do currículo enviado, discrepâncias com os critérios acima elencados ou demais casos omissos, serão objeto de deliberação da Comissão de Bolsas.
O envio dos documentos deverá ser efetuado para o seguinte endereço: ppgletrasufc@gmail.com
Eventuais dúvidas podem ser dirimidas pelo e-mail: ppgletrasufc@gmail.com

Edital -04/2023/PPGLetras/Doutorado Sanduíche