Atílio Bergamini Junior – (Permanente)
Atílio Bergamini Junior – Dr./UFRGS (2013)
Estágio Pós-Doutoral/UNICAMP (2013)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2909018676095967
Linha de Pesquisa – Literatura(s), Linguagens e Outras Poéticas
E-mail: atiliobergamini@gmail.com
Projeto: Atrocidades, Genocídio, Etnocídio: Narrativas
Descrição: Este projeto visa pesquisar a partir do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará narrativas de sobreviventes e testemunhas de crimes contra a humanidade. Narrativas escritas, orais e fílmicas fazem parte do escopo de interrogações, que se estrutura a partir dos seguintes temas transversais:
– trauma e etnotrauma;
– testemunho;
– memória e justiça;
– resistência e luta;
– estratégias narrativas;
– intervenções ou performances;
– epistemicídio;
– estratégias de silenciamento e negação;
– genocídio cotidiano.
Projeto: Ler e ensinar Machado de Assis
Descrição: Este projeto de pesquisa sobre a obra de Machado de Assis considera como corpus sobretudo as revistas e jornais onde o autor publicou mais de 75% de seus textos. O objetivo é testar a hipótese – resultado de pesquisas anteriores – de que a obra apresenta uma visão de mundo em constante transformação, cujo núcleo quase obsessivo é a presença da mulher – em geral pobre – em conflito com homens possuidores de terras, dinheiro, armas, saber jurídico ou religioso e, supostamente possuidores de escravos, agregados e mulheres. O método de pesquisa enfatiza a leitura conjunta de obras de cada período, que, conforme o caso, podem ser textos jornalísticos (crônicas, notícias políticas, resenhas, críticas, ensaios), correspondências, pareceres, poemas, contos, romances, peças de teatro, prefácios. Posto que Machado de Assis ocupa cerca de 30 páginas em diversos livros didáticos de literatura utilizados em escolas brasileiras atualmente e posto que é, em geral, o autor mais presente nesses livros, o projeto também se abre para investigar e propor atividades para o ensino de Machado de Assis, considerando-o um caso paradigmático do ensino de literatura nas escolas brasileiras. Há especial interesse na pesquisa das maneiras como Machado é apresentado em materiais didáticos ao longo da história do Brasil.
Palavras-chave: Machado de Assis; Ensino de Literatura; História da leitura
Grupo de Estudos: