Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada

Área do conteúdo

Márcio Ferreira Rodrigues Pereira (Permanente)

 

 

 

 

 

 

 

Márcio Ferreira Rodrigues Pereira  – Dr./Queen’s University (Canadá)/USP (2018)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0886576951570531
Linha de Pesquisa 1 – Literatura/s, linguagens e outras poéticas
E-mail: marciofrpereira@gmail.com

Podcast: https://open.spotify.com/show/7kVFVvHMdhjUv3hBfT6NnQ?si=5633b70ed44e4197

 

Projeto: Literatura, cinema e nova gramática política

Com o presente projeto de pesquisa, deseja-se articular as linguagens da literatura e do cinema com aquilo que vou denominar de nova gramática política: chaves conceituais direcionadas a compreender aspectos críticos da paisagem política contemporânea. Dialogando com autores como David Lyon, Nick Srnicek, Antonio Negri, David Graeber, Ailton Krenak, Donna Haraway, dentre outros, essa nova gramática abrange, por um lado, reformulações contemporâneas de conceitos já conhecidos (como vigilância, algoritmo, comum), bem como abrange noções novas (como antropoceno, pós-humanismo, capitalismo de plataforma, pós-trabalho). Pretende-se, em última análise, examinar quais contribuições a literatura e o cinema têm avançado sobre essa nova gramática e, por via de consequência, sobre o contexto político contemporâneo.

Projeto: Literatura, Filosofia e Engajamento

Com o presente projeto de pesquisa deseja-se, por um lado, examinar o repertório conceitual que se pode depreender da multifacetada obra de Albert Camus. Nesse sentido, ao lado das conhecidas noções de absurdo, revolta e limite (noções que, durante a execução do projeto, merecerão nossa investigação), quais outras podem ser elaboradas a partir do corpus camusiano?

Por outro lado (e igualmente importante), o projeto quer analisar possíveis desdobramentos do pensamento de Camus em nosso próprio tempo. Nessa linha, quais noções se mostram potentes para pensar os múltiplos desafios – sociais, políticos, ecológicos – que o presente impõe?

Ainda, o projeto se mantem aberto e estimula articulações entre o pensamento camusiano e a obras de outros autores. Sobre esse ponto, interessa-nos examinar aquelas obras que possam enriquecer e sofisticar o universo de questões do autor franco-argelino.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo