Evento “Arquivo Pessoal de Gilmar de Carvalho: 10 Anos no AEC” coordenado pela mestranda Lídia Barroso Gomes Castro

Data de publicação: 16 de setembro de 2019. Categoria: Divulgação, Eventos, Notícias

O Acervo do Escritor Cearense (AEC) da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará promoverá o evento “Arquivo Pessoal de Gilmar de Carvalho: 10 Anos no AEC”, com a coordenação de Lídia Barroso Gomes Castro, curadora do arquivo pessoal de Gilmar de Carvalho e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Será no dia 23, das 8h às 12h, no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, área 1 (Av. da Universidade, 2683 – Benfica), em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail acervodoescritorcearense@gmail.com.

O evento constará de mesa-redondas abordando realizações do AEC, com destaque para o arquivo pessoal do jornalista, professor, publicitário e escritor Gilmar de Carvalho, que iniciou a doação de seu acervo em 10 de agosto de 2009, com a oficialização ocorrida no dia 30 de outubro de 2013, durante solenidade realizada nos Encontros Literários Moreira Campos.

A coordenadora do evento, Lídia Barroso Gomes Castro, no dia 26, às 15h, no bloco de Literatura no CH1, defenderá dissertação de mestrado intitulada “Literatura e jornalismo: notícia e entrevista em Parabélum, de Gilmar de Carvalho”.

A primeira mesa-redonda fará um histórico do AEC e da importância da iniciativa para a UFC. Dela participarão a Profª Neuma Cavalcante, coordenadora e curadora do AEC; Francisco Jonatan Soares, diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, e Ana Elizabeth Albuquerque Maia, diretora da BCH.

A segunda mesa tratará mais especificamente do arquivo pessoal de Gilmar de Carvalho, tendo como participantes a curadora Lídia Barroso e as bolsistas de iniciação acadêmica Maria Ilania de Lima Soares e Vanessa Sousa dos Santos, que atuam na catalogação do material doado por Gilmar.

Por fim, na mesa de encerramento, falarão a Profª Odalice de Castro Silva, titular do Departamento de Literatura da UFC; a cantora, compositora e jornalista Mona Gadelha e o Prof. Gilmar de Carvalho.