Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano

Evento: II Edição Arquétipos do Sul Global

Data da publicação: 4 de setembro de 2024 Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Docentes, Eventos, Notícias

II Colóquio Arquétipos do Sul Global, que acontecerá na sala Capitu do PPGLetras/UFC (Campus do Benfica) entre os dias 16 de setembro de 2024 e 20 de setembro de 2024, apoiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Edital Funcap Pró-Humanidades) e pela Universidade Federal do Ceará, pretende fomentar uma discussão acerca da categoria de Sul Global e das suas literaturas.

Essa segunda edição do evento continuará focando na obra prima de Dante Alighieri e terá a participação de diferentes pesquisadoras e pesquisadores do Ceará e de outras universidades brasileiras. O evento pretende destacar a necessidade, no âmbito dos estudos literários brasileiros, de conferir maior importância ao conceito de Sul global na Literatura e nas Literaturas.

Apesar das distâncias geográficas, desde a segunda metade do século passado, muitas experiências literárias compartilham um horizonte epistemológico contra-hegemônico no que diz respeito às “culturas de sentido” do mundo do Norte.

Ao evento estará presente a atriz e doutoranda do PPGLetras/UFC Ana Luiza Sousa Rios, que integra o elenco dos atores do filme Mais pesado é o céu.

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/29SgJEwCa4qU7k9dA

Contato da organização: arquetipos.sulglobal@gmail.com

16  de setembro de 2024

10h00 – Conferencia de abertura
Diana Junkes Bueno Martha (UFSCar/Cnpq), “Aqui jade amizade”: Haroldo, Cortázar, Paz e Sarduy e o pensamento político-(po)ético sobre a América Latina

Intervalo

14h00 – Minicurso Dante, entre centro e periferia do Capitalismo (Matheus Silva Vieira, UNINA/UFC)

17  de setembro de 2024

08h30 – Conferencia
Diana Junkes Bueno Martha (UFSCar/CNPq), a atualidade de Roman Jakobson na abordagem da poesia contemporânea.

10h00 – Conferencia
Yuri Brunello (UFC/CNPq), Dante e a onça. Homenagem a Eduardo Viveiros de Castro.

18  de setembro de 2024

Sala Capitu (Sala de Defesa do PPGLetras/UFC)

09h00 – Minicurso Albert Camus, a filosofia “de midi” e a antropologia do Sul (Jader Santana, UFC)

Intervalo

14h00 – Minicurso Dante entre centro e periferia do Capitalismo (Marciana de Sousa Gonçalves, UFC e Karla Andressa da Silva Araújo, UFC).

17h00 – Conferencia
Margarete Nascimento Dos Santos (UNEB), Literaturas de autoria negra feminina: interlocuções transatlânticas entre Áfricas
Mediação: Adriana De Borges Gomes (UNEB)

18h30 – Apresentação do projeto Uma divina comédia “sobre-humana”: o poema de Dante entre o Ceará, o Nordeste e o Sul Global (Yuri Brunello, UFC/CNPq)