“Oficina da Boneca Guardiã da Memória” e Palestra “As Moiras, fiandeiras do destino humano”

Data de publicação: 7 de julho de 2023. Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Eventos, PPGLetras na comunidade

Divulgamos  a”Oficina da Boneca Guardiã da Memória” e a palestra “As Moiras, fiandeiras do destino humano”, dias 11 e 13 de julho, no Museu de Arte da UFC:

Título da atividade: Oficina da Boneca Guardiã da Memória

Nome ministrante: Solange Maria Soares de Almeida

Modalidade: Presencial

Data: 11/07/23

Horário: 13 às 17 horas

Carga horária: 4h

Público-alvo: pessoas a partir de 21 anos que já tenham habilidade com trabalhos manuais

Número de vagas: 15

Ementa: Nesta oficina, confeccionaremos uma boneca talismã, de forma manual, utilizando materiais naturais como linha e tecido. Inspirada nas bonecas de proteção, existentes em diversas culturas, esta boneca curativa é um resgate da memória das nossas linhagens ancestrais femininas.

É desejável ter habilidade para trabalhos manuais.

É necessário ter a idade mínima de 21 anos.

Obs.: Para participar da oficina é importante que cada pessoa traga anotados os nomes das mulheres de suas linhagens ancestrais, materna e paterna, até a quinta geração, ou o máximo que for possível. Quem puder, trazer tiras de tecido de algodão estampado, no tamanho 38 cm x 4 cm, sendo uma tira para cada ancestral.

Sobre a/o ministrante: Solange Maria Soares de Almeida tem afinidade com trabalhos manuais: como costura, bordado, crochê, tricô e tecelagem, fruto de sua trajetória pessoal, com vivência, desde a infância, em ateliê de costura, e como mãe na Escola Waldorf Micael de Fortaleza, durante 18 anos (1998-2015). Também tem habilidade na arte da bonecaria, adquirida através de cursos e oficinas na Escola Waldorf Micael de Fortaleza e com as arte-educadoras Nina Veiga, do Nina Veiga Atelier de Educação, e Fabiana Pereira, do Fabilluli Bonecas Autorais e Cursos Criativos.

COLOCAR NO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

Para participar da oficina é importante que cada pessoa tenha anotados os nomes das mulheres de suas linhagens ancestrais, materna e paterna, até a geração das trisavós, ou o máximo que for possível.

Quem puder, traga material para a confecção da boneca:

• Tiras de tecido de algodão estampado, no tamanho 32 cm x 4 cm, sendo uma tira para cada ancestral (cerca de 17 tiras) para a saia.
  • Pedaços de fitas de cetim, fitilhos, rendas para amarração da cintura.
  • Lã ou linha grossa para o cabelo.
  • Pequeno acessório para pôr nas mãos: flor, coração, sininho etc.
  • Enfeite para o cabelo (opcional).
  • Lápis, grafite ou de cor, para escrever os nomes.

Disponibilizaremos tecido para o corpo da boneca, linhas, tesouras e agulhas.

Título da atividade: As Moiras, fiandeiras do destino humano

Nome ministrante: Solange Maria Soares de Almeida

Modalidade: Presencial

Data: 13/07/23

Carga horária: 2h

Público-alvo: a quem interessar

Número de vagas: 50

Ementa: Será que nascemos com nossa sorte traçada? Hoje temos dúvidas sobre isso, porém, para a civilização grega antiga, o destino humano era fiado por uma divindade feminina primordial, e a cada pessoa cabia sua porção, parte ou moira. A duração da vida seria comparável à tecitura de um tecido no tear: conduzido pela lançadeira, o fio seguia tecendo a trama até atingir a extensão planejada, quando seria cortado e o tecido, finalizado. Resultam dessa comparação algumas expressões que usamos até hoje, como “a vida está por um fio” ou “nas tramas do destino”. Nas narrativas gregas, são atribuídas distintas origens às Moiras. As fiandeiras ora são filhas da Necessidade, Ananke, deusa da inevitabilidade; ora da deusa Noite, por cissiparidade; ora da união de Zeus e da deusa Thémis. Nesta conversa, serão apresentadas e discutidas algumas dessas narrativas, através de trechos extraídos de Homero, de Hesíodo, de Ésquilo e de Platão.

Sobre a ministrante: Solange é pesquisadora de Teatro Antigo e das Artes Manuais feitas a partir de fios têxteis. Fez Doutorado (2019), Mestrado em Letras (2012) e Graduação (2008) em Letras, pela Universidade Federal do Ceará. Foi Secretária Geral (2020-2021) e é atualmente membra do Conselho Consultivo e Deliberativo (2022-2027) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC. É tradutora e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Cultura Clássica – Nuclás, e assessora do Iluminuras – Literatura e Bordado, projeto de extensão da UFC.