Exposição – “José Alcides Pinto: um século de histórias”
Data da publicação: 23 de outubro de 2023 Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Notícias, PPGLetras na comunidade#exposição • A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza a exposição “José Alcides Pinto: um século de histórias”, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor e bibliotecário cearense.
A abertura da exposição acontecerá no dia 24/10 (10h), no Setor da Coleção Ceará da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, entre os meses de outubro e novembro de 2023.
Dentre os objetos que compõem esta exposição estão: livros, cartas, fotografias e outros acervos que tratam da vida e obra de José Alcides Pinto.
Sobre José Alcides Pinto
Natural de Santana do Acaraú, José Alcides Pinto nasceu em 10 de setembro de 1923. Filho de um capitão de tropa de cigano e de uma descendente dos índios Tremembés, se graduou em jornalismo pela faculdade nacional de filosofia da antiga Universidade do Brasil, e em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional. Dedicou por mais de cinquenta anos à escrita literária e produziu diversas obras de relevância, tais como: O Dragão, de 1964, Os Verdes Abutres da Colina e João Pinto de Maria: a biografia de um louco, ambos de 1974; livros que compõem a Trilogia da Maldição. Colaborou com suplementos literários de diversos jornais, como Diário Carioca, O Jornal, Diário de Notícias, Correio da Manhã e a revista Leitura. Em 1956, fundou no Ceará uma sucursal do movimento concretista. Em 1969, recebeu o Prêmio José de Alencar da Universidade Federal do Ceará na categoria Romance e Conto. Recebeu o Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da sua obra, em 2008. Deixou uma obra de mais de 50 livros.
A atividade integra a programação comemorativa à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
Aguardamos você!
#SecultCE #GovernodoCeará #InstitutoDragãodoMar #Bece #biblioteca #exposicao #josealcidespinto #livro #leitura #literatura #centenario