Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañolItaliano
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada

Área do conteúdo

PROEXT-PG – Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação – 2024-2026

Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG)

 

A portaria conjunta CAPES/SESU Nº 1, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2023, dispõe sobre o Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação(PROEXT-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação, no âmbito da pós-graduação stricto sensu brasileira.

O PROEXT-PG tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão e evidenciar seu impacto na sociedade.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, o objetivo do programa é:

Art. 2º O PROEXT-PG tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuampara o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Art. 3º São objetivos específicos do PROEXT-PG:

I – fomentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com foco nas políticas públicas, visando fortalecer a formação acadêmico-científica dos estudantes de pós-graduação com vistas a ampliar seu impacto na sociedade.

II – contribuir para a iniciação à extensão de estudantes de graduação e para a formação de pesquisadores, por meio de estágios de pós-doutoramento vinculados a ações de extensão no âmbito da pós-graduação stricto sensu;

III – atender às demandas e necessidades sociais, por meio da priorização de atividades de extensão que sejam socialmente relevantes e estejam alinhadas com as demandas e as necessidades da sociedade, particularmente as que forem relacionadas às políticas públicas, com foco especial nas demandas da gestão pública. As ações devem contribuir para o desenvolvimento sustentável, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

IV – estimular a interdisciplinaridade por meio do incentivo à integração de diferentes áreas do conhecimento na concepção e execução das atividades de extensão, e por meio de promoção à colaboração entre programas de pós-graduação (PPG), unidades acadêmicas, instituições públicas, setor produtivo não-acadêmico e movimentos e organizações sociais para a produção de conhecimento e a solução de problemas de forma multidimensional.

V – estabelecer mecanismos de acompanhamento por meio da utilização de critérios de acompanhamento que considerem a qualidade acadêmica, a relevância social, o impacto gerado e a efetividade das ações em processos que deverão ser conduzidos, tanto na gestão, como no acompanhamento, de forma compartilhada entre as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa e as Pró-Reitorias de Extensão;

VI – promover transparência na gestão de recursos por meio de práticas de transparência na gestão dos recursos de custeio destinados às ações de extensão apoiadas pelo PROEXT-PG. Estabelecer critérios claros de elegibilidade e distribuição de recursos, promovendo equidade e imparcialidade;

VII – incentivar a cooperação e parcerias, estimulando a articulação acadêmica, a cooperação e o estabelecimento de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior (IES) com diferentes setores e atores sociais, com vistas a fortalecer as atividades de extensão e fomentar soluções conjuntas e inovadoras;

VIII – reduzir as assimetrias no SNPG, priorizando a consolidação da pós-graduação de IES pertencentes às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, assim como promovendo a equidade regional e o desenvolvimento das capacidades para a extensão das IES nessas regiões.

 

Seguindo as orientações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e buscando evidenciar o impacto do Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada, tendo a vice-coordenadora como responsável pelo projeto PROEXT-PG, estabelecemos a seguinte ação, que já está em curso e cadastrado no sistema da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

Título do projeto:

Literatura Comparada em Sociedade: impacto, inserção e inclusão social

 

Resumo:

A proposta visa contemplar a Educação, Divulgação Científica e Inserção Social e Cultural. Ao conhecermos as histórias que nos compõem, acessamos às narrativas, memórias e formas de acervamento, que cercam a sociedade na qual vivemos e como elaboramos os nossos contextos sociais e culturais, sobretudo no âmbito de simbólico. A literatura nos permite acessar os códigos sociais e culturais e nos vincularmos aos seus signos de outra forma e até mesmo os reelaborarmos do ponto de vista psíquico e social. O objetivo desta proposta é trazer a contribuição da literatura comparada para pensarmos as narrativas socioculturais e as geografias de segregação e diversidade, do ponto de vista, clássico e contemporâneo, conectando-nos aos equipamentos culturais da cidade e da Universidade.

Nosso propósito é pensar a Literatura em seu potencial comparativo com outros campos do saber: como a Educação, as Artes Visuais, as Ciências Sociais, sobretudo o olhar antropológico e como ela nos permite cartografar simbolicamente os nossos vestígios materiais e imateriais, bem como pode ampliar as possibilidade interpretação do mundo para os seus leitores.

Pretendemos fazer um levantamento dos espaços de atuação de nossos docentes e discentes, que evidenciem o impacto social dos conhecimentos construídos no Programa e suas relações com a compreensão da sociedade na qual estamos inseridos. Para este propósito, vincularemo-nos às instituições nas quais os nossos discentes atuam, bem como levaremos em consideração a nossa estrutura organização cultural interna, como o Museu de Arte da UFC, as nossas bibliotecas, Editora, Rádio Universitária e Pró-Reitorias de Extensão e de Cultura. Vincularemos nossas atividades às escolas de Fortaleza e Região metropolitana, incorporando nossos discentes nas atividades a serem realizadas. Reestruturaremos a nossa Revista Entrelaces para dar uma maior visibilidade as ações elaboradas. Nosso propósito é vincular ações já desenvolvidas na Extensão da UFC no âmbito da graduação no PPGLetras, com a pós-graduação e a ampliação na divulgação e popularização dos mesmos com o Observatório da UFC, buscando um alcance maior das nossas construções de conhecimento, por parte da sociedade, por meio de uma visibilidade e trabalho de alfabetização científica para Escolas, em trabalhos expositivos, minicursos e oficinas nos espaços de cultura na cidade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  • Evidenciar o potencial das pesquisas literárias no Programa e suas implicações com a vida social e as tensões nela existentes;
  • Fomentar uma fundamentação teórica, a partir das disciplinas obrigatórias e optativas do PPGLetras, com as atividades construídas no projeto, como com as disciplinas de Arquivo e Memória, Estudo de Narrativas, Literatura Africana, Mito e Literatura e Métodos de Investigação Literária;
  • Em parceria com o Observa UFC, publicizar essas pesquisas e traduzi-las para a sociedade em podcasts, vídeos em nossa Plataforma no YouTube, reels em nosso Instagram, aproximando o conhecimento que é produzido na Universidade da cidade e de seus segmentos, bem como formações sobre o que é: Universidade, ciência, pesquisa, Literatura, seus múltiplos campos de atuação, apresentando docentes e discentes da Universidade com falas pontuais e acessíveis sobre seus trabalhos;
  • Impulsionar em nosso Conselho Editorial da nossa Revista Entrelaces, um espaço para evidenciar as atividades de nossos docentes e discentes que impactam a sociedade, bem como uma nova reconfiguração para que a equipe esteja coesa com os discentes na organização, planejamento, editoração e publicações para que a Revista evidencie suas criações em diferentes campos de atuação e sua interface com a Literatura;
  • Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Tradução, visando o impacto da difusão dos nossos conhecimentos, mas também visando a acessibilidade em seus diferentes níveis. Para este fim contaremos com os projetos da Universidade que atuam neste campo como, por exemplo, a Secretaria de Acessibilidade e Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio do projeto Fotografia Táctil.
  • Um levantamento das escolas e instituições onde nossos discentes atuam para que esses conhecimentos sejam ali compartilhados nos formatos de palestras, minicursos e oficinas.
  • Em parceria com o Geopoiesis do Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGEO, aproximar a compreensão entre os escritores e como eles nos permitem conhecer as experiências individuais e coletivas e suas geografias narrativas.

 

 

Ações em curso:

  • Revista Entrelaces- Renovação do corpo editorial, reestruração da equipe e elaboração de versão em Podcast dos artigos a partir da edição atual (Julho 2024) em parceria com o PodArtigos do Departamento de Ciências da Informação.

 

http://www.periodicos.ufc.br/entrelaces/about

 

  • Projeto Entrelaces com a Graduação: ação que visa aproximar o curso de graduação em Letras e demais interessados do PPGLetras. A mediação tem sido feita pela coordenação do Proextpg e o Centro Acadêmico de Letras com a colaboração de discentes do doutorado do PPGLetras, a saber: Elvis Freire, Moacir Filho e Karolyne Reis. Estamos realizando formações explicando o funcionamento do programa, linhas e projetos de pesquisa, bem como tornando mais claro o processo de elaboração de um projeto, normas técnicas e apresentando pesquisas em curso no Programa. Em breve montaremos um curso de extensão, tendo como ministrantes os nosso discentes da pós, com temas sobre a elaboração do projeto e aplicações da Teoria literária e metodologias para a escrita de para apresentação de trabalhos acadêmicos junto ao PPGLetras.

 

  • Reorganização do acervo da Biblioteca do Programa: levantamento de teses e dissertações em formato impresso, inventário e catalogação das doações e novo planejamento do espaço para consultas locais todos os dias com auxílio de dois bolsistas, com a coordenação de um bibliotecário da área de humanidades;

 

  • Rastros do Cinema na Literatura, vinculado ao Grupo de Estudos Rastros Urbanos (UFC),  a Escola Deputado Manoel Rodrigues e a Escola Clóvis Beviláqua em Fortaleza-CE, em parceria com a coordenação cultural e mediadoras sociais da Biblioteca Pública – Governador Menezes Pimentel (BECE). Apresenta uma ponte didática entre a arte literária e a arte cinematográfica para a promoção de estudantes leitores.  Colaboração com a mestranda do PPGLetras e professora da Escola Deputado Manoel Rodrigues Thais Andrade. Nosso intuito é ampliar a ação para outras escolas da cidade.
  • Ação: Guardar histórias e acervar memórias: traços visuais no tempo em acervos pessoais. Ação conjunta com o SESC- Fortaleza-CE junto ao trabalho social com idosos. O trabalho é realizado em oito bairro de Fortaleza e a Região Metropolitana de Caucaia-CE, conta neste momento com a colaboração de discentes da graduação dos cursos de História Ciências Sociais e três mestrandas do PPGLetras: Denisvânia Landim, Thais Andrade e Ianarah Braga.

Programas de Pós-Graduação colaboradores: Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Tradução.

Instituições colaboradoras: SESC; Biblioteca do Estado do Ceará-BECE.

Para maiores informações:

09/11/2023, 08:48 PORTARIA CONJUNTA CAPES/SESU Nº 1, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2023 – PORTARIA CONJUNTA CAPES/SESU Nº 1, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2023 – DOU – Imprensa Nacional https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-conjunta-capes/sesu-n-1-de-8-de-novembro-de-2023-521746337 2/7

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/programas-estrategicos/desenvolvimento-regional/programa-de-extensao-da-educacao-superior-na-pos-graduacao-proext-pg

 

Responsável pelas informações: Profa. Dra. Cristina Maria da Silva/ Vice-Coordenadora do PPLetras e Coordenadora do Proextpg no Programa.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo