Inscrições para Webinário que celebra meio século de A via crucis do corpo
Data da publicação: 26 de novembro de 2024 Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Notícias, PPGLetras na comunidadeAs inscrições para Webinário que celebra meio século de A via crucis do corpo tem início no dia 26 de novembro
1974 lembra ditadura ao povo e também lembra do incômodo da pequena pílula anticoncepcional que passaria a controlar a natalidade de casais –– como reflete o drama da famosa canção de Odair José “Uma vida só” do ano anterior –– e incide na grande mudança social do útero do mundo feminino com uma liberdade sexual, até então, desconhecida para a mulher que, a partir dali, podia ditar suas próprias regras sexuais.
Não era do conhecimento também Clarice possuir capacidade e ousadia para escrever sobre sexo e descobrir o mundo-cão aos seus leitores através de uma coletânea de contos “contundentes” naquele ano. Seria esse tema porta de acesso para dialogar com as intempéries sofridas pelo corpo humano em sua existência – as quais lembram a via sacra atordoante de Cristo na
cruz a qual o título se refere, e que uma passagem do livro destaca: a de que todos passam pela via crucis em suas existências?
Uma observação: o corpo-texto dessa obra traz o sexo coberto pelo véu do erotismo e não pela escrachada pornografia. A recepção da obra foi negativa pelo rótulo do “lixo” e, assim, pela consideração de que se tratava de uma produção literária destoante do todo de Clarice Lispector, marcada por introspecção. Mas seria isso mesmo?
Pois, um renomado autor, Georges Bataille, entende erotismo não como algo à parte ao homem, mas como um dos aspectos da vida interior do homem. A partir disso, como entender o erotismo e a capacidade dessa escritora em visar coisas pequenas do dia a dia, conseguindo a transcendência do cotidiano? Lembremos das projeções epifânicas reflexivas e profundas ao longo da via crucis da autora que se aproximou dos recônditos da essência da complexa alma humana como uma câmera que abre o campo de percepção quando algo é posto em foco.
Esse é um empreendimento da doutoranda Patricia Souza, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Seu objetivo com o público é explorar sua investigação em torno da literatura dessa escritora e sua interface com o cinema para fomentar e mediar leitura.
Nesse sentido, pretendemos celebrar os 50 anos do lançamento do A via crucis do corpo entendendo o caráter transcendental do erotismo, da escritora e do cinema que adaptou suas obras.
O prazo final para inscrição neste evento é até o dia 10 de dezembro. Contudo, o critério de ordem condiciona o processo, isto é, tão logo as 35 vagas disponíveis sejam preenchidas haverá encerramento automático antes.
Os interessados em participar deverão escanear o Qr Code presente na arte de divulgação do evento.
Para mais informações: onarrardeclarice@gmail.com
Ocorrerá no sábado, dia 14 de setembro de 2024, de 09h às 12h, pela plataforma Google Meet.
O Webinário oferece certificado de 6 horas.