Lançamento do livro “Triplo Trauma: meninas negras e a violência sexual” – 31 de julho – 18h30 – Hall do PPGLetras

Data de publicação: 23 de julho de 2024. Categoria: Divulgação, PPGLetras na comunidade, Publicações, Sem categoria

No dia 31 de julho, às 18h30, a Profa. Cristina Maria, professora do PPGLetras fará a mediação do lançamento do livro Triplo Trauma: meninas negras e a violência sexual, da autora Lilian Alves Machado. Psicóloga (CRP 02-22938) e Cientista Social, especializanda em relações étnicos-raciais e saúde mental.

A autora é associada à Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO e à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/es/os -ABPN.

Esse trabalho tem como objetivo propalar as vozes não escutadas de mulheres negras que passaram por experiências traumáticas na infância, que levaram anos para conseguir falar sobre o assunto, a autora faz um espaço propício de escuta para a expressão da experiência de violência sexual na infância. Lilian, escutou mulheres que levaram mais de 60 anos para compartilharem os estupros sofridos durante suas infâncias; partilhas que não fizeram “nem ao padre”, relatou uma delas para a autora.

“Esse é um texto-grito. Um texto-manifesto. Um texto-denúncia. Um texto-gemido. Um texto-cansaço. Um texto-pedido-de-socorro. Pedimos socorro! Por nossas crianças, pedimos socorro.”

Local: Hall do PPGLETRAS: Avenida da universidade, 2683, Fortaleza Ce.