Livro: Arquétipos do Sul Global: a Divina Comédia entre o Ceará, o Nordeste e o Sul do Mundo

Data de publicação: 10 de julho de 2024. Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Docentes, Notícias, Publicações

Informamos sobre o lançamento do livro “Arquétipos do Sul Global: a Divina Comédia entre o Ceará, o Nordeste e o Sul do Mundo”, organizado pelo docente Yuri Brunello (professor permanente do PPGLetras/UFC).

“A Divina Comédia influenciou as culturas do Sul global? O presente livro propõe uma leitura da Divina Comédia e da sua circulação através de uma ótica que, ao mesmo tempo, é local, nacional e global. O que interessa no presente livro não são as influências, mas as recriações, as ressignificações, das quais a obra-prima de Dante foi objeto, tanto no Ceará como no Nordeste e no Sul do Mundo. Todos os textos são derivados de apresentações propostas no I Colóquio Arquétipos do Sul Global: a “Divina Comédia” entre o Ceará, o Brasil e o Sul do Mundo, realizado em Fortaleza nos dias 26 e 27 de março de 2024 na Universidade Federal de Ceará e no dia 28 de março de 2024, no Espaço O Povo.”
Link para maiores informações e download do livro: https://www.pimentacultural.com/livro/arquetipos-sul-global/