MACHADO DE ASSIS, LEITOR DO MUNDO: IV Jornada de Estudos Machadianos

Data de publicação: 16 de junho de 2023. Categoria: Divulgação, Eventos, Notícias
Divulgamos o evento abaixo:
MACHADO DE ASSIS, LEITOR DO MUNDO:
IV Jornada de Estudos Machadianos
IV Encontro do Grupo de Pesquisa
Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto
18 a 20 de outubro de 2023 (evento presencial)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza, Brasil
CHAMADA PARA APRESENTAÇÕES DE JOVENS PESQUISADORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE TRABALHAM COM MACHADO DE ASSIS
Inscrições de 15/06/2023 e 15/08/2023

Machado de Assis é um escritor com evidência nos livros didáticos para o Ensino Médio. Os livros do autor são lidos e discutidos em clubes de leitura e são presença constante nas listas dos mais retirados em bibliotecas públicas e dos mais vendidos em sebos. Isso remete à tarefa de pensar os desafios que sua literatura traz para a educação escolar e a formação de leitores em geral. Tendo tal horizonte em vista, a IV Jornada de Estudos Machadianos, parte do evento “Machado de Assis, leitor do mundo”, que ocorrerá em Fortaleza entre 18 e 20 de outubro de 2023, propõe trocas de reflexões a respeito da leitura de Machado de Assis no ambiente escolar e em outros espaços, como clubes de leitura e bibliotecas comunitárias. Essa presença de Machado na contemporaneidade ecoa também nas universidades, onde sua literatura é lida e pesquisada por professores, por graduandos e por pós-graduandos.
Nossa proposta é aproximar estudos produzidos por jovens pesquisadores machadianos e práticas e reflexões conduzidas por professores de escolas de Fortaleza e do Ceará, organizadores de clubes de leitura (ou outros espaços de democratização do livro e da leitura), sem deixar de considerar também que, muitas vezes, uma mesma pessoa age, a um só tempo, como mediadora de leitura, pesquisadora e professora.
Receberemos propostas para duas formas de comunicações, a ocorrerem no dia 18 de outubro de 2023:
(1) relatos de experiência de pesquisa sobre a obra machadiana na universidade (graduandos e pós-graduandos);
(2) relatos de experiência de ensino ou de práticas de leitura pública de obras de Machado (em sala de aula, escolas, clubes de leitura etc.), acompanhadas por uma reflexão crítico-teórica.
Os relatos devem especificar a obra ou as obras machadianas lidas ou pesquisadas, a maneira como isso foi realizado, o diálogo com referências teóricas e as conclusões ou reflexões provenientes desse processo. Além do envio de um resumo-proposta para o e-mail machadoleitordomundo@gmail.com, o participante fará uma comunicação presencial de seu trabalho no âmbito de uma mesa-redonda, seguida por um momento de debates. Ao final do evento, uma roda de conversa construirá uma síntese das apresentações e debates e encaminhará questões para futuros encontros.
Envio e formatação dos resumos
No campo “Assunto” do e-mail, informe o seu nome e o título do trabalho. Anexe, em um arquivo Word, o texto do resumo em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, com as seguintes formatações:
 Título da apresentação proposta, centralizado e em caixa-alta e negrito.
 Recuados à direita, seu nome completo, filiação institucional e e-mail (é possível a inclusão de um/a coautor/a).
 Resumo, contendo de 100 a 300 palavras, em texto justificado.
 Palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto e vírgula.
Os resultados da análise das propostas serão divulgados até 31/08. Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, fica disponível o e-mail machadoleitordomundo@gmail.com. A participação no evento é gratuita e será certificada.
Chamada-para-a-iv-jornada-de-estudos-machadianos