Minicurso Carolina Maria de Jesus – Samba & Poesia – 22 e 24 de março

Data de publicação: 12 de março de 2021. Categoria: Discentes e egressos, Divulgação, Minicursos, Notícias

MINICURSO

CAROLINA MARIA DE JESUS – SAMBA E POESIA

Justificativa

A escritora Carolina Maria de Jesus vem ganhando, contemporaneamente, uma nova notoriedade, em decorrência dos temas que abordou em sua escrita (pobreza, racismo, machismo, urbanidade, migração etc.), embora ainda seja associada a uma única obra de sucesso, o livro Quarto de despejo, lançado em 1960.

É bastante oportuna, portanto, a reflexão sobre uma parte menos conhecida de sua produção artística, a saber: seus sambas – lançados em disco pela gravadora RCA Victor, em 1961 – e suas poesias, reunidas nos livros Antologia pessoal, de 1996, e Clíris, de 2019, resgatando assim a diversidade dos gêneros e linguagens pelos quais ela transitou durante sua vida.

Conteúdo temático

• A poesia de Carolina: os livros Antologia pessoal e Clíris;
  • Os sambas de Carolina: o disco Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus cantando as suas composições.

Metodologia de trabalho

As aulas acontecerão via videoconferência e contarão com a apresentação das obras e dos diferentes contextos em que surgiram, leituras e análises de poemas e letras dos sambas de Carolina, além da audição de algumas composições presentes no seu disco.

A avaliação será feita através da presença em pelo menos 75% dos encontros.

Cronograma

O minicurso terá duração de 4h/aulas, divididas em dois encontros – dias 22 e 24 de março, das 18:00 às 20:00 via Google Meet.

OBS: Haverá certificado ao final do minicurso, emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará.