NOTA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO DE HUMANIDADES DA UFC CONTRA O CORTE DE BOLSAS DA CAPES

Data de publicação: 26 de março de 2020. Categoria: Divulgação, Notícias

As coordenadoras e coordenadores de cursos de pós-graduação do Centro de Humanidades, juntamente com a Direção do CH, manifestam sua preocupação e indignação frente a medidas arbitrárias decorrentes de um efetivo corte de bolsas de estudo para mestrado e doutorado. Conforme reunião realizada no dia 23 de março de 2020, observou-se a perda efetiva de bolsas em todos os programas, além da transformação de bolsas dos programas em empréstimos, o que na prática significa a descontinuidade e impossibilidade de uso da bolsa por estudantes ingressantes nos programas. A medida cria entraves e dificuldades sem precedentes para o desenvolvimento da área de ciências humanas, colocando em prática visões deturpadas sobre essa importante e fundamental área de conhecimento. Outro elemento que nos causa profunda preocupação refere-se ao fato de que os cursos de pós-graduação do CH estão entre os mais inclusivos da UFC, alcançando pessoas de baixa renda, negros e indígenas que sacrificam boa parte das suas vidas pelo sonho de se tornarem mestres e doutores nos diversos cursos oferecidos. A bolsa é uma condição ímpar para a manutenção e a transformação social de trajetórias de vida marcadas pelas injustiças, racismos e desigualdades sociais que constituem a sociedade brasileira. Em tempos de recessão econômica produzida pela pandemia do COVID-19 é de causar espanto a toda sociedade que o governo adote medidas que diminuem as possibilidades de renda e financiamento de pesquisas científicas para pessoas que, neste momento de suas vidas, lutam para se qualificar e obter novas chances de formação e futuro. O impacto dessa medida é imensurável para os programas que, no seu planejamento, contam com o empenho de seus professores para o desenvolvimento da ciência e da formação de recursos humanos, no Brasil. Nunca precisamos tanto da ciência, nunca precisamos tanto das humanidades, nunca precisamos tanto de pessoas construindo oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias sociais e saberes que ajudem na construção de uma sociedade mais justa, menos desigual e capaz de conviver com as diferenças. Para continuidade do progresso científico do Brasil, rogamos à Administração Superior, à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, aos demais cursos de Pós-graduação da UFC uma manifestação clara de repúdio e luta contra as medidas da CAPES que retiram oportunidades reais de desenvolvimento científico e humano da sociedade brasileira. Solicitamos, também, à CAPES que reavalie, recue e desfaça tal medida, mantendo o número de bolsas de todos os programas de pós-graduação existentes hoje no Brasil. Entendemos que avaliações sempre são bem-vindas e critérios podem ser criados sem prejuízo do desenvolvimento que alcançamos. Não podemos compactuar ou silenciar diante de uma medida que fere de maneira tão grave os interesses sociais da população brasileira.

Assinantes:

Direção do Centro de Humanidades
Coordenação Acadêmica do Centro de Humanidades
Pós-Graduação em Ciências da Informação
Pós-Graduação em Antropologia
Pós-graduação em Sociologia
Mestrado Profissional em Sociologia (PROFSocio)
Mestrado Profissional em História
Pós-Graduação em Estudos da Tradução
Pós-Graduação em História
Pós-Graduação em Letras
Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras)