Palestra Narrativas da Sobrevivência (profa. Claudia Gordillo) / Exposição e ateliê de bordado

Data de publicação: 13 de outubro de 2022. Categoria: Divulgação, Docentes, Eventos, Notícias

Convidamos a todo (a)s para um conjunto de atividades promovidas pelo PPGletras na linha de pesquisa: Literatura/s, linguagens e outras poéticas, que serão realizadas de 17 a 20 de outubro no Programa. Teremos uma Palestra com a Profa. Dra. Claudia Gordillo, da Faculdade de Ciências da Comunicação da Fundación Universitária Los Libertadores de Bogotá, sobre Narrativas Narrativas da Sobrevivência: entre poéticas, imagens e palavras de mulheres afrocolombianas, seguidas de uma exposição e um ateliê de bordado. As atividades fazem parte de um projeto sobre fotomemorias sulbalternas que aborda relatos visuais e sonoros de mulheres na Colômbia. As fotografias e as narrativas se entrelaçam com o ato de bordar para narrar seus sofrimentos, mas também suas sobrevivências diante dos cenários de guerra. “O ato de bordar nos acompanha como herança e identidade têxtil dos nossos povos na América Latina. Os bordados transmitem então as histórias dentro da História, que em tempos recentes muito estão vinculados com atos de extrema violência. O bordado se apresenta no ateliê como ferramenta de comunicação do terror, denúncia, resistência e sobrevivência na Colômbia”.

O evento é uma realização do PPGLetras da UFC, Rastros Urbanos, do IMAGOlab: archivos distópicos de la memoria de la Facultad de Ciencias de la Comunicación da Fondación Universitária Los Libertadores.

Organização: Profa. Dra. Cristina Maria – PPGletras-UFC

@ppgletrasufc