Para os alunos do PPGLetras: chamada doutorado sanduiche

Data de publicação: 2 de janeiro de 2021. Categoria: Divulgação, Notícias, Processos seletivos

A CAPES lançou o edital 19/2020 – Doutorado Sanduíche no Exterior. O processo seletivo é dividido em algumas partes: o Programa de Pós-Graduação realiza uma seleção interna, a PRPPG analisa os alunos selecionados pelos Programas, os alunos selecionados entram no sistema da CAPES e inserem uma série de documentos. A parte que cabe ao PPGLetras refere-se à seleção interna. O PPGLetras terá direito a uma bolsa de 6 meses. Para isso, o aluno deverá enviar até o dia 31 de janeiro de 2021 a seguinte documentação para o endereço e-mail ppgletrasufc@gmail.com:

– Carta de aceite definitiva da instituição no exterior, devidamente datada e assinada pelo(a)
coorientador(a) no exterior – em papel timbrado da instituição -, aprovando o plano de pesquisa com a identificação do Título projeto e informando o mês/ano de início e término da bolsa no exterior, de forma a se compatibilizar com o prazo definido pela IES brasileira;

– Comprovante de aprovação e responsabilidade do orientador no Brasil, assinado pelo
coordenador do PPG;

– Curriculum Vitae atualizado, extraído da plataforma Lattes;

– Curriculum do Coorientador estrangeiro;

– Carta do orientador brasileiro, devidamente datada e assinada e em papel timbrado da
instituição de origem, com a previsão da defesa da tese, justificando a necessidade da bolsa e
demonstrando interação técnico científico com o coorientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas;

– Plano de estudos, em português, com, no máximo, 15 (quinze) páginas, com cronograma do
plano de atividades, incluindo a infraestrutura experimental ou laboratorial específica. Deve conter, obrigatoriamente, os itens abaixo:

1. a) Título
    b) Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema;
    c) Objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
    d) Metodologia a ser empregada;
    e) Cronograma das atividades;
    f) Contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem,
    quando o caso;
  2. g) Potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias (mencionando, entre outras possibilidades, a colaboração e produção científica conjunta, formalização de acordos de coorientação, cotutela, duplo diploma econgêneres, participação em redes de pesquisa internacionais, estágios futuros de pós-doutorado, inovação ou qualificação de práticas de ensino e pesquisa),
    além de ampla divulgação dos resultados, quando o caso;
    h) Relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico da área no Brasil no médio e longo prazos;
    i) Relevância para o desenvolvimento econômico e de bem-estar social do Brasil no médio e
    longo prazos, quando o caso;
    j) Se o plano de estudos prevê/atende às normas técnicas nacionais e internacionais, quandok) Justificativa para a escolha da IES de destino e coorientador no exterior.
    l) Referências bibliográficas.

Como são muitas informações neste edital e tem vários anexos, recomenda-se que o pós-graduando leia na íntegra o edital da PRPPG 11/2020 e seus anexos: https://prppg.ufc.br/pt/edital-%E2%84%96-11-2020-selecao-de-bolsistas-para-o-programa-institucional-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse-capes/, assim como o edital Capes 19/2020 e seus anexos, conforme mencionado no edital PRPPG 11/2020.

A documentação acima citada terá um caráter de mera conferência. Na análise de currículo, de caráter classificatório, serão consideradas a Produção bibliográfica (artigos qualificados, conforme webqualis 2016, ou seja, em revistas de A1 até B4 e capítulos de livros, com ISBN) e a apresentação de trabalhos em eventos internacionais (desde que a dimensão internacional seja explicitada no Currículo Lattes). Cada item valerá um (1) ponto. O candidato com maior pontuação nessa etapa obterá a nota máxima (10); os demais obterão nota proporcional à maior, para efeitos de classificação. Em caso de empate será considerada a maior média do histórico escolar do doutorado.