Roda de conversa “Horácio Dídimo e a outra historinha desmedida”

Data de publicação: 8 de agosto de 2023. Categoria: Divulgação, Eventos, Notícias

ELMC promovem roda de conversa “Horácio Dídimo e a outra historinha desmedida”; convidado é o professor, pesquisador e escritor Manoel Ricardo de Lima (UNIRIO)

Dando início às atividades do semestre 2023.2, os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) promovem no próximo dia 11, às 17h, na Sala Capitu, do Departamento de Literatura (área 1 do Centro de Humanidades da UFC), a roda de conversa “Horácio Dídimo e a outra historinha desmedida”. O convidado é Manoel Ricardo de Lima, coordenador da reedição dos livros Tempo de Chuva e Tijolo de barro, do poeta cearense Horácio Dídimo. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Vencedor do prêmio Universidade Federal do Ceará em 1966, Tempo de Chuva (1967) foi o primeiro livro do poeta, professor, ficcionista e ensaísta cearense Horácio Dídimo (1935-2018), seguido por Tijolo de barro (1968). Mais de meio século depois, as obras ganharam uma reedição pela editora Mórula, sob a coordenação de Manoel Ricardo de Lima e do escritor Carlos Augusto Lima, que assinam os prefácios.

“Horácio Dídimo sempre é, para nós, o poeta mais raro exatamente porque mais perto de uma aventura convicta e ética quando toda indagação, diante do instante e da história, ainda pode ser uma interdição silenciosa: quando fazer o possível e nada dá no mesmo. Nos restaria, com o poema, fazer a poesia, fazer o impossível”, destacam os idealizadores.

Na ocasião haverá ainda exposição e venda de exemplares das duas obras, sob a responsabilidade do Instituto Horácio Dídimo. Fundado pela família do escritor, o Instituto atua no fomento à arte e à cultura a partir da obra literária do autor cearense.

A mediação será feita pelo professor Marcelo Magalhães, coordenador dos ELMC. As inscrições podem ser feitas em link disponível no perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário e local do evento. A atividade contará com emissão de certificado.

HORÁCIO DÍDIMO – Horácio Dídimo Pereira Barbosa Vieira foi poeta, ficcionista e ensaísta brasileiro. Participou do movimento concretista cearense, colaborou na imprensa de Fortaleza e na revista Clã. Foi fundador do grupo SIN (de sincretismo) juntamente com Roberto Pontes, Pedro Lyra, Linhares Filho e Rogério Bessa, marcado pela publicação da Sinatologia (1968), volume que reuniu poemas dos participantes daquele movimento. Foi ainda membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa. Entre as suas publicações estão: A palavra e a Palavra (Amor – palavra que muda de cor)A nave de PrataA Estrela Azul o Almofariz (poesia).

CONVIDADO – Manoel Ricardo de Lima é escritor, pesquisador e professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na Escola de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Pós-Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), é líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Artes e Política CNPq/UNIRIO, e possui experiência em Letras, Teoria da Literatura, Literaturas de Língua Portuguesa e Filosofia. Publicou ensaios, poesias e romances, sendo um dos mais recentes o livro A Guerra da água (2022), pela editora 7 Letras.

SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos (1914-1994), como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem ao seu fundador. Atualmente, cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no Youtube (https://tinyurl.com/4xpfzdud), em seus perfis nas redes sociais Instagram (@e.l.moreiracampos) e Facebook (@encontrosdaufc) e ainda pelo podcast dos ELMC (https://tinyurl.com/2yuvfu8y).

Fonte: Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: bolsistasmcampos@gmail.com

Serviço:
Roda de conversa  “Horácio Dídimo e a outra historinha desmedida”
Convidado: Manoel Ricardo de Lima, coordenador da reedição dos livros “Tempo de Chuva” e “Tijolo de barro”
Quando: Dia 11, às 17h
Onde: Sala Capitu (PPGLetras/UFC) – Prédio da Literatura térreo. Av. da Universidade, 2683 – Benfica
Entrada livre