HGP8644-Estudos Comparados de Poesia I

Ementa: Estudo dos fundamentos estéticos e sócio-culturais da poesia lírica das literaturas, considerando aspectos relacionados à tradição e à renovação do gênero.

Referências:

ADORNO, Theodor W. “Palestra sobre lírica e sociedade”. In: Notas de Literatura I.Tradução e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003, p.65-90. ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar-comum: alguns temas de Horácio e sua presença em Português. São Paulo: EDUSP, 1994. BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Poesias Reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1966. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. Tradução de José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. ________. O Conceito de crítica de arte no Romantismo alemão. Trad. Márcio Seligmann Silva. São Paulo: EDUSP/Iluminuras, 1993. BLANCHOT, Maurice. A Parte do fogo. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. _______. O Espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. BLOOM, Harold. A Angústia da influência: uma teoria da poesia. Trad. Arthur Nestrovski. Rio de Janeiro: Imago, 1991. BUENO, André. Pássaro de fogo no terceiro mundo: o poeta Torquato Neto e sua época. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005. CARDOSO, Sérgio et al. Os Sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. DIAS, Ângela Maria; GLENADEL, Paula. Estéticas da crueldade. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004. FAUSTINO, Mário. Poesia completa poesia traduzida. Introdução, organização e notas de Benedito Nunes. São Paulo: Max Limonad, 1985. FONTES, Joaquim Brasil. Eros, tecelão de mitos: A Poesia de Safo de Lesbos. São Paulo: Estação Liberdade, 1991. FRANCHETTI, Paulo. Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989. HEIDEGGER, Martin. A Origem da obra de arte. Trad. Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 1990. PAZ, Octavio. El Arco y la lira. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1998. _______. Conjunções e disjunções. Trad. Lúcia Teixeira Wisnik. São Paulo: Perspectiva, 1979. _______. La Otra voz: poesía y fin de siglo. Barcelona: Seix Barral Biblioteca Breve, 1990. QUINTANA, Mário. Caderno H. São Paulo: Globo, 2001. SCHLEGEL, Friedrich. Conversa sobre poesia. Trad. Victor-Pierre Stirnimann. São Paulo: Iluminuras, 1994. SCHILLER, Friedrich. Poesia ingênua e sentimental. Trad. apres. e notas Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991. SCHWARZ, Roberto. “A carroça, o bonde e o poeta modernista”. In: Que horas são?: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 11-28. SOUZA, Helton G. Poesia Crítica de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Annablume, 1999. TODOROV, Tzvetan et al. O Discurso da poesia: Poétique 28. Trad. Leocádia Reis e Carlos Reis. Coimbra: Almedina, 1982. SONTAG, Susan. A Vontade radical. Trad. João Roberto Martins Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. TELLES, Gilberto Mendonça. Estudos de Poesia Brasileira. Lisboa: Almedina, 1985. WYLER, Lia. Línguas, poetas e bacharéis: uma crônica da tradução no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.