Congratulações para profa. Ana Maria César Pompeu, professora titular da UFC

Data de publicação: 30 de setembro de 2020. Categoria: Divulgação, Docentes, Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Letras parabeniza a profa. Ana Maria César Pompeu pela defesa de memorial, ocorrida no dia 28 de setembro de 2020, referente à promoção de professora titular pela Universidade Federal do Ceará.

Abaixo, seguem algumas informações sobre a pesquisa e os trabalhos desenvolvidos pela professora:

“ANA MARIA CÉSAR POMPEU é Doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2004). Fez um estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal (2010). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Atua nos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGLetras) e em Estudos da Tradução (POET). É líder do grupo de pesquisa/CNPQ/SBEC: Núcleo de Cultura Clássica. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2020-2021). Publicou Aristófanes e Platão: a justiça na pólis (2011), Dioniso matuto: uma abordagem antropológica do riso na tradução de Acarnenses de Aristófanes para o cearensês (2014), Acrópole, agora! Mulher, dentro! Homem, fora! Uma introdução à Lisístrata de Aristófanes (2018), Aristófanes, o dramaturgo da cidade justa (2019) e traduziu, de Aristófanes, Lisístrata (1998; 2010), Tesmoforiantes (2015), Cavaleiros (2017), e, de Plutarco, em colaboração, Epítome da comparação de Aristófanes e Menandro (2017). Organizou em colaboração os livros: O riso no mundo antigo (2012), Oralidade, Escrita e Performance na Antiguidade e Identidade e alteridade no mundo antigo (2013) e Grécia e Roma no Universo de Augusto (2015).”

Fonte:  http://lattes.cnpq.br/