Docente do PPGLetras é a curadora da exposição “CICATRICES” em cartaz em Campinas-SP

Data de publicação: 27 de novembro de 2023. Categoria: Divulgação, Docentes, Notícias, PPGLetras na comunidade, Produções artísticas

A exposição “CICATRICES – Rostos de Mulheres Latino-Americanas” abriu ao público em geral, no dia 19/11, às 15h, na Estação Cultura de Campinas. O projeto é financiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

As obras foram feitas a partir de histórias de alunas do EMEFEJA Edson Luís Lima Souto (@emefejaedsonsouto) da artista visual Dalila Zanon. A curadoria é feita pela Profa. Dra. Cristina Maria, docente do Departamento de Ciências Sociais e do PPGLetras, no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, onde atua também como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos. Ela também assina todos os textos que explicam o projeto expográfico e o processo criativo da artista. A exposição teve uma abertura prévia apenas para os estudantes da Escola de Educação de Jovens e Adultos na cidade de Campinas com apresentação de vídeo da artista apresentando a exposição em todas as turmas da escola, com a colaboração dos professores. Os quadros foram expostos no espaço da biblioteca nos dias 13 e 14 de novembro.

A palavra latina cicatrices quer dizer marcas de uma ferida ou, em um sentido mais antigo, marcas que uma folha caída deixa em uma árvore. Como um vestígio, ela é trazida para esta exposição para narrar, por meio dos rostos de mulheres latino-americanas, seus processos de (i)migração. Movimento que pode ser a busca por um território ou a busca de si mesmas. Rostos que se unem pelo que é comum e se restauram pelo que é diverso. Em cada olhar, a expressão da mulher selvagem se acende. Nas telas se presentifica a lembrança de tudo o que nas mulheres pode renascer.

“CICATRICES – Rostos de Mulheres Latino-Americanas”

Obras de Dalila Zanon (@zanon_artes) e curadoria de Cristina Maria (@morganadasbrumas)

ESTAÇÃO CULTURA

(@estacaoculturacampinas | @campinas.culturaturismo)

Abertura: Domingo, 19/11, 15h.

Exposição: De 20/11 a 12/12.

Segunda a sexta, das 08h às 19h.

Sábados, Domingos e Feriados 09h às 17h (09h às 22h, se tiver evento)

LIVRE | GRATUITO

Estação Cultura – Prefeito Antônio da Costa Santos

Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas – SP

SOBRE A EXPOSIÇÃO

As histórias de vida de oito mulheres, sendo cinco imigrantes refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras, seus pontos em comum e singularidades inspiraram Dalila a propor o projeto que resultou na exposição das imagens feitas dos rostos dessas mulheres. Na exposição, além da técnica do giz pastel, o público também poderá conferir peças feitas em mosaico, kintsugi e fotografias que dialogam com o trabalho proposto.

FICHA TÉCNICA

Obras de Dalila Zanon

Curadoria: Cristina Maria.

Design da fine-art: Anderson Lemos (@andersonlemoscampos)

Produção Executiva: Wannyse Zivko (@arte.efeito)

Assessoria de Imprensa: Cecília Gomes (@cecilia_limo_nada)

Design Gráfico e Mídias Digitais: Gustavo Xella (@casade.artes)

Edição de Vídeos: Ana Lilian Alves de Lima (@analili4n) – Bolsista de Extensão -UFC

Fotos: Fabiana Ribeiro (@fabianaribeirofotografia)

* Este projeto foi contemplado com o ProAC nº 47/2022 – Artistas Iniciantes / Produção e Realização de Projeto Cultural.

#arte #artesplasticas

#gizpastel #retratos