José Leite de Oliveira Júnior – (Permanente)

José Leite de Oliveira Junior – Dr./UFPB (2009)
Estágio Pós-Doutoral/USP (2016)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1037793897092173
Linha de Pesquisa 1 – Literatura/s, Linguagens e Outras Poéticas

E-mail:leiteufc@gmail.com

Projeto 1: FRONTEIRAS MÚLTIPLAS DO DISCURSO LITERÁRIO NA PERSPECTIVA DO ENSINO

Resumo: A presente proposta de pesquisa, desde o título, é inspirada em Benjamin Abdala Junior (2015), que sugere uma epistemologia capaz de dar resposta a um mundo caracterizado por relações geopolíticas e culturais assimétricas, mas sem reiterar a herança colonialista eurocêntrica ou, num sentido mais largo, ocidental. Num mundo de “fronteiras múltiplas”, não cabe o pensamento único, concentrador do capital do conhecimento, à imagem e semelhança da concentração do capital financeiro, sobretudo depois da imposição da hegemonia neoliberal. Como alternativa à europeização ou ocidentalização, que lança mão de toda forma de violência, inclusive com o intenso fluxo de capital para a indústria bélica, prometendo reeditar a assimetria colonial, impõe-se reforçar os “laços comunitários supranacionais”. Entendemos que se desenvolve em escala global uma luta no campo ideológico, tendo de um lado a homogeneização das práticas culturais e de outro a multiplicidade ou multipolaridade, que reconhece em cada singularidade cultural a expressão de uma universalidade humana. Nessa disputa, este projeto assume este segundo lado, com foco na vertente literária dentre suas múltiplas formas de expressão. Recusando uma postura acadêmica contemplativa, o projeto se volta para as diversas produções literárias alternativas à herança colonialista. A pesquisa busca uma epistemologia discursiva que revele o modo de produção do saber literário advindo das múltiplas fronteiras da parte do mundo que não se alinha a essa herança, mas o faz com vistas ao seu desdobramento como práxis pedagógica, nos mais diversos níveis do ensino formal.

Grupo de Estudos: Grupo de Estudos de Semiótica Literária (subgrupo do SEMIOCE, Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará).  Reuniões em ambiente virtual.