Odalice de Castro Silva – (Permanente)

Odalice de Castro Silva – Dra./UNESP-Assis (1998)
Estágio Pós-Doutoral/UFPB (2008)/Universidade Nova de Lisboa (2015)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2938638518418758
Linha de Pesquisa 2 – Literatura: Tradição e Inovação
Linha de Pesquisa 3 – Literatura. Mito. Outros Saberes
E-mail:ocastroesilva@gmail.com

Projeto 1: Projeto Interinstitucional: Escritores brasileiros e portugueses: escrita, ideologia e gênero

Descrição: Esta pesquisa pretende investigar alguns projetos literários como resultantes de tensões e de conflitos representados na obra de mulheres escritoras brasileiras e portuguesas diante de pressões e escolhas da tradição literária e artística, cujas pistas levam-nos aos grandes temas da condição humana.

Projeto 2: Escritores à sombra da Estante: Memória de Leitura, Cânone e Hermenêutica Literária

Descrição: Este Projeto de Pesquisa ocupar-se-á de algumas trajetórias literárias que resultaram de tensões e conflitos entre antigos e novos, diante de escolhas e pressões da tradição literária e artística ocidentais, cujas pistas intertextuais levam-nos às suas bibliotecas pessoais . Por esta metodologia, propomos a análise e a interpretação das vinculações teórico-críticas das obras escolhidas, situadas entre 1870 e 1980, para a construção da formação intelectual e artística dos escritores em perspectiva, dentro de reflexões que conduzam à revelação das linhas complexas de uma antropopoética, como um diálogo de ideias e posturas, de um ponto de vista comparatista, à luz da Hermenêutica Literária.

Projeto 3: Os álbuns ‘o que dizem dele’ de Moreira Campos e Vida Literária

Descrição: Identificação e descrição das peças contidas nos 11 álbuns ‘o que dizem dele’, reunidas em cada volume, de aproximadamente 150 páginas cada um, com textos escritos pelo escritor cearense José Maria Moreira Campos (1914 – 1994), gêneros diversos: contos, crônicas, crítica literária e documentos sobre ele, como eventos acadêmicos, sociais, culturais, intelectuais ligados à vida em Fortaleza e a sua atuação como professor na Universidade Federal do Ceará, bem como a clubes, agremiações e academias. Os álbuns reúnem também fotografias, cartas originais e contribuições do escritor a periódicos, no formato de entrevistas, poesia, sob várias rubricas textuais.