Nota de pesar: Alfredo Bosi

Data de publicação: 7 de abril de 2021. Categoria: Divulgação, Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará manifesta profundo pesar pela morte de Alfredo Bosi, crítico, ensaísta, professor emérito da Universidade de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos mais importantes nomes de nossa área.

Autor, entre outros, de Dialética da Colonização, Ideologia e Contraideologia, Literatura e Resistência, livros-chave para a compreensão da relação entre literatura e processo social brasileiro, Alfredo Bosi nos lega uma postura intelectual voltada não apenas à crítica e historiografia literárias, mas também à defesa do projeto de uma sociedade democrática e igualitária.

Trata-se, infelizmente, de mais uma das vítimas da pandemia e da postura negacionista de autoridades responsáveis, que vêm tirando a vida de muitos de nós brasileiros. A Alfredo Bosi, colegas e aos demais cidadãos brasileiros mortos e enlutados, o PPGLetras expressa o seu mais sincero respeito.